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CURRÍCULOS

por Angelo Ricardo Marcotti publicado 07/03/2017 13h51, última modificação 09/03/2017 15h10

Os Cursos de Graduação definidos por um Currículo Pleno, observadas as Diretrizes Curriculares fixadas pelo Conselho Nacional de Educação, têm por objetivos:

I - ampliar os conhecimentos básicos, necessários à formação específica dos cursos de Licenciatura e/ou Bacharelado;

II – orientar e qualificar profissionalmente, os(as) estudantes;

III - propiciar elementos de cultura geral.

 Para cada curso de graduação será organizado um currículo, de acordo com a legislação em vigor e as determinações estatutárias e regimentais, respeitadas as Diretrizes Curriculares fixadas pelo Conselho Nacional de Educação, devendo ser integralmente cumprido pelo (a) estudante, a fim de que possa qualificar-se para a obtenção do respectivo grau acadêmico e habilitar-se à obtenção do diploma.

Esse currículo é composto por componentes, descritos abaixo:

  

DISCIPLINAS

 

Entende-se por disciplina um conjunto sistematizado de conhecimentos afins, que se desenvolvem em um determinado número de horas, distribuídas ao longo do ano ou semestre letivo.

O programa de cada disciplina, sob a forma de plano de ensino, é elaborado pelo(a) respectivo(a) docente e aprovado pelo Colegiado de Curso, sendo obrigatório o cumprimento integral do conteúdo e carga horária estabelecidos no plano de ensino de cada disciplina.

  

ESTÁGIOS

 

Os Estágios são coordenados pelos respectivos Colegiados de Curso e supervisionados pelos (as) docentes responsáveis.

 Artigo 88- § 2º, do Regimento Geral da Unespar, dispõe que:

Os regulamentos próprios, um para cada curso, serão elaborados pelo respectivo colegiado, obedecido o Regulamento Geral e aprovados pelo Conselho de Centro respectivo. (Acrescentado pela Resolução 014/2014- COU/UNESPAR, publicada na edição no 9476 do Diário Oficial do Estado, em 22/06/15).

 Os estágios devem obedecer aos dispostos do Regulamento Geral de Estágio da Unespar - Resolução 10/2015 – CEPE

 Art. 1º. - O Estágio Supervisionado na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR é considerado como ato educativo, desenvolvido no ambiente de trabalho, sob a orientação e supervisão de docentes, e visa à formação profissional e humana.

Art. 2º - O estágio, atividade essencial na formação profissional e humana do(a) estudante universitário(a), tem por objetivo propiciar o exercício do aprendizado profissional, compromissado com a realidade sócio-político-econômica do país.

Regulamento Geral de Estágio da Unespar – Resolução 10/2015 – CEPE

Termo de Convênio de Estágio

Termo de Compromisso de Estágio

Roteiro de Plano de Estágio

Roteiro de Relatório de Estágio
 

TCC - Trabalho de Conclusão do Curso

 

O trabalho final do curso, também conhecido como Trabalho de Conclusão do Curso - TCC, Projeto Experimental, Monografia, Artigo, entre outros, é um tipo de trabalho acadêmico utilizado para a avaliação final de estudantes. O trabalho final do curso é um componente curricular obrigatório a ser realizado sob a supervisão docente e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Projetos Pedagógicos dos Cursos- PPC.

 

AACs- ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES 

 

As atividades acadêmicas complementares são um conjunto de atividades didático-pedagógicas, estabelecidas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, que complementam a formação social e profissional do (a) estudante. Essas atividades correspondem a um componente curricular obrigatório.

As atividades acadêmicas complementares obedecem critérios próprios de cada curso e devem ser aprovadas pelos respectivos Colegiados, podendo outras atividades serem consideradas pertinentes conforme proposição e aprovação para que elas sejam incorporadas nos históricos escolares dos (as) estudantes.

 As atividades acadêmicas complementares correspondem à participação do (a) estudante em:

 a) monitoria acadêmica;

 b) projetos de ensino;

 c) projetos de pesquisa;

 d) programas de extensão;

 e) projetos de extensão;

 f) disciplinas especiais;

 g) cursos de extensão;

 h) eventos;

 i) estágios não obrigatórios;

 j) disciplinas eletivas;

 k) atividades artísticas.

 Consulte a Coordenação do seu curso para verificar as atividades acadêmicas complementares do Projeto Pedagógico do Curso.


ENADE

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do(a) estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. 

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos(as) estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

O ENADE será composto de uma prova geral de conhecimentos e uma prova específica de cada área, voltada a aferir as competências, habilidades e conteúdos agregados durante a formação. 

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do(a) Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior:

Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), normatizados pela Portaria nº 40 de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

O ENADE é realizado todos os anos, sendo aplicado aos(às) estudantes ingressantes e concluintes de cada curso a ser avaliado, respeitado o calendário trienal. O calendário para as áreas observará as seguintes referências:

 a) Ano I - saúde, ciências agrárias e áreas afins;

b) Ano II - ciências exatas, licenciaturas e áreas afins;

c) Ano III - ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins 

O calendário para os eixos tecnológicos observará as seguintes referências:

a) Ano I - Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança;

b) Ano II - Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infra-estrutura, Produção Industrial;

c) Ano III - Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

A relação de cursos que compõem o calendário anual de provas do ENADE, pode ser consultada na página oficial do INEP: http://portal.inep.gov.br/enade 

As dúvidas frequentes sobre o ENADE podem ser dirimidas no endereço: http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes