Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 12 projetos da Unespar são aprovados no Universidade Sem Fronteiras

12 projetos da Unespar são aprovados no Universidade Sem Fronteiras

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Os sete campi da universidade tiveram propostas aprovadas no programa

Os sete campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) serão contemplados com recursos do Universidade Sem Fronteiras (USF), programa financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Em edital divulgado pela coordenação, 12 propostas apresentadas por docentes da universidade foram aprovadas.

O resultado foi anunciado após o processo de avaliação efetuado pelos consultores ad hoc. Cada projeto receberá até R$ 82.500 para execução das atividades propostas. No entanto, para o repasse dos recursos os coordenadores deverão atender os ajustes técnicos solicitados.

O programa é dividido em subprogramas que contemplam áreas temáticas como Educação; Promoção da Saúde; Agricultura Familiar e Agroecologia; Inovação e Diversidade Cultural; Inclusão e Direitos Sociais. A orientação é que as propostas tenham como foco o desenvolvimento dos municípios paranaenses que se encontram socialmente mais críticos a partir do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Aprovações
O projeto “Horticultura orgânica em comunidades socialmente vulneráveis” foi aprovado em primeiro lugar entre os 85 aprovados pela coordenação do USF. A proposta foi apresentada pelo professor Adilson Anacleto, do colegiado de Administração, do campus de Paranaguá. Pelo mesmo campus, outra proposta é a “Nossa praia mais limpa e sustentável” do professor Sebastião Cavalcanti Neto.

O campus de Apucarana conquistou aprovação por meio dos projetos “Descomplicando a Economia-DECO” e “Portal do futuro: oportunidade qualificação ao jovem do campo” propostos pelos professores Marcelo Vargas, do colegiado de Ciências Econômicas, e Pedro Alexandre Gomes, do colegiado de Administração.

Pelo campus de Campo Mourão, a proposta aceita foi “Apoio a Coopertebas – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Nova Tebas – PR, com diversificação da pequena propriedade e fortalecimento do associativismo”, do professor do colegiado de Ciências Econômicas, João Carlos Leonello.

Os campi de Curitiba I e Curitiba II obtiveram êxito com as propostas “Escola de Arte Itinerante: Igualando Talentos na Desigualdade”, “Meu mundo – Minhas histórias. Protagonismo juvenil em rede” e “OLA - Orquestra Latino-Americana” produzidas pelas professoras Sandra Barbon Lewis, Solange Straub Stecz e Simone do Rocio Cit dos colegiados de Música e Cinema e Audiovisual.

Os projetos “Disseminação de hortas orgânicas e consciência alimentar” e “Projeto Social de Iniciação ao Atletismo” foram aprovados para o campus de Paranavaí a partir das propostas das professoras Franciele Mara Lucca Zanardo Bohm e Adriana Gallego Martins do colegiado de Ciências Biológicas.

Já o campus de União da Vitória viabilizou a aprovação dos projetos “Dança teatro e tecnologia: uma proposta de sensibilização nas escolas” e “Desenvolvimento de dispositivos de captação da chuva para reuso da água em escolas públicas de União da Vitória”. As propostas serão coordenadas pelas professoras Renata Ribeiro Tavares da Silva e Dileize Valeriano da Silva, dos colegiados de Filosofia e Química.