Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Seminário Rios Vivos vai discutir impacto de hidrelétricas e crise hídrica no Paraná

Geral, Extensão

publicado: 08/12/2020 15h12 última modificação: 05/07/2022 08h29

Na próxima semana, entre os dias 15 e 17 de dezembro, acontece o 1º Seminário Rios Vivos, com o tema “Conflitos ambientais no Rio Mourão: hidrelétricas, recursos naturais e futuras gerações”. O evento é organizado pela Casa Terra Coletiva e grupo Guardiões da Cachu, com apoio da Reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e traz discussões sobre o impacto da construção de hidrelétricas nos rios paranaenses e a crise hídrica pela qual o estado passa, em especial, no Rio da Várzea, também conhecido como Rio Mourão, em Campo Mourão.

Inscreva-se em https://tinyurl.com/y2kqf5wk

Segundo explicam Alana Lima e Caio Araújo, acadêmicos de Geografia e Turismo e Meio Ambiente da Unespar de Campo Mourão, fundadores do projeto Casa Terra Coletiva e integrantes do grupo Guardiões da Cachu, o Paraná vive, neste momento, uma crise hídrica, resultado de décadas de políticas ambientais que não foram efetivas na conservação dos ecossistemas. O problema, conforme apontam, seria agravado com a construção de mais hidrelétricas. “Mesmo com esse cenário, as construções estão sendo aprovadas pelos poderes públicos, sem discussão sobre os impactos sociais e ambientais e sem nenhum tipo de consulta pública”, alertam.

De acordo com o Ministério Público do Paraná, os impactos cumulativos aos ecossistemas e comunidades não podem ser desconsiderados e o órgão sugere a criação de áreas livres de barragens. Diversas comunidades locais também se posicionam contra a construção desses empreendimentos e alertam sobre o conflito entre estes e o estabelecido pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para discutir o tema, o Seminário traz lideranças, acadêmicos e o Ministério Público, por meio dos convidados Nilza Rodrigues (Presidenta da Assoc. Arandu Aty), Robertson Fonseca (Movimento Pró Ivaí/Piquiri, Ministério Público – PR), Maristela Mezzomo (Professora do Departamento Acadêmico de Ambiental - UTFPR) , Zeus Romero (Professor no colegiado de História da  Unespar-Paranavaí), Arleto Rocha (Historiador, secretário de cultura de Peabiru-PR e idealizador do projeto  Caminhos de Peabiru)  Goura Nataraj (Deputado estadual e presidente da Comissão do Meio Ambiente da  Assembleia Legislativa do Paraná). Também participam o Movimento dos Atingidos por barragens (MAB), Movimento Pró Ivaí-Piquiri, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a aldeia Verá Tupã’i, o Coletivo Feminista Mariana Coelho e o grupo Agroflorestar.

GUARDIÕES DA CACHU - O grupo Guardiões da Cachu busca impedir a construção, já em andamento, da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Saltinho - a quarta hidrelétrica no Rio Mourão. Nos três dias do evento será exibido o minidocumentário “Rio da Várzea Vive!”, produzido pela Casa Terra Coletiva, acerca dos efeitos das PCH’s já construídas no mesmo rio. O grupo também articula uma coleta de assinaturas contra a construção da PCH. Todas as ações podem ser acompanhadas pela página no instagram  @guardioesdacachu

O seminário acontecerá via on line, no Youtube e na plataforma Google Meet, veja os links abaixo na programação completa:

1º Seminário Rios Vivos

Conflitos ambientais no Rio Mourão: hidrelétricas,  recursos naturais e futuras gerações

Terça 15/12

Quarta 16/12

Quinta 17/12

19h30 - 21h

Abertura: Quanto vale um rio?

Rio Mourão: preservar ou destruir?

Roda de conversa:

Conflitos locais e mobilização popular

Nilza Rodrigues

(Presidenta da Assoc. Arandu Aty)

Defesa da água e da vida na tekoha  (aldeia) Verá Tupã’i

Robertson Fonseca

(Movimento Pró Ivaí/Piquiri,

Ministério Público – PR)

Barragens e conflitos ambientais  nas bacias dos rios Ivaí e Piquiri

Goura Nataraj

(Deputado estadual, presidente da Comissão do Meio Ambiente da  Assembleia Legislativa do Paraná)

Contexto sobre a liberação de  Hidreletricas no Estado do Paraná