Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abruem emite nota contra condução coercitiva na UFMG

Abruem emite nota contra condução coercitiva na UFMG

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Associação reúne reitores das universidades estaduais e municipais do Brasil

Contrários a ação da Polícia Federal que resultou na condução dos dirigentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os reitores vinculados à Abruem emitiram nota em que solicitam esclarecimentos das autoridades envolvidas. O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, é um dos que atestam o documento que pode ser lido, abaixo, na íntegra.

NOTA OFICIAL

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), em nome de uma comunidade de mais de 800 mil cidadãos e cidadãs, entre alunos, funcionários e docentes, repudia a ação inconstitucional protagonizada nessa quarta-feira (06) por agentes da Polícia Federal, conduzindo ilegalmente dirigentes e ex-dirigentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Possivelmente ancorados por autoridades superiores, policiais repetiram atitudes comuns de um Estado ditatorial, ignorando a legislação e promovendo, mais uma vez, um espetáculo midiático desnecessário, manchando para sempre a imagem profissional e pessoal de lideranças universitárias respeitadas em todo o País, em um episódio que faz lembrar a recente prisão arbitrária do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A ABRUEM exige que os órgãos governamentais envolvidos prestem esclarecimentos a respeito das razões da condução coercitiva antes mesmo de uma simples intimação para prestar esclarecimentos.

Os reitores das 45 universidades afiliadas à ABRUEM relembram que a sociedade brasileira vem reconsolidando diariamente os valores democráticos na República Federativa do Brasil ao longo dos últimos 30 anos. É inadmissível que uns poucos sejam auto-investidos de poderes que extrapolam o Estado de Direito, pretendendo legitimar, reitera-se, práticas típicas de uma Ditadura.

Brasília, Capitais de Estado e dezenas de cidades-sede de Campi Universitários por todo o território nacional, em 06 de dezembro de 2017.