Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações da Unespar visam combater violências contra mulheres

Ações da Unespar visam combater violências contra mulheres

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Exposição acontece nesta quinta-feira, 16, no campus de União da Vitória

Exposição acontece nesta quinta-feira, 16, no campus de União da Vitória

As ações para combater a cultura do estupro e violências contra mulheres ganham evidência em eventos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os campi da instituição estão envolvidos em diversas atividades e as primeiras acontecem nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17.

Os debates sobre as temáticas foram propostas pelo reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo. Como lembra, a ideia é que os campi se organizem no sentido de demonstrar que a universidade é um espaço para mudanças de pensamento e para conscientização das pessoas.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), professora Giselle Moura Schnorr, os debates ajudam a reforçar a luta dos movimentos em defesa das mulheres e o comprometimento da universidade com uma sociedade mais justa também no que diz respeito à igualdade de gênero.

Exposição e informações
A comunidade acadêmica e externa do campus de União da Vitória poderá conferir, nesta quinta-feira, 16, nos períodos da tarde e noite a exposição “Dados Vermelhos”. Fotografias de autoria das fotógrafas Elaine Schmitt e Marcia Boroski estarão na entrada da unidade, acompanhadas de informações disponibilizadas por institutos de pesquisa brasileiros e mundiais.

A exposição foi organizada pelo projeto de extensão “Gênero e Diversidade Sexual: ações afirmativas para combater a violência” que está vinculado ao colegiado de História do campus. De acordo com a coordenadora, professora Dulceli Tonet Estacheski, o objetivo é representar diversos núcleos sociais comprometidos com a luta pelo respeito aos direitos humanos estarão expostas na entrada da unidade.

Além da exposição, um grupo de professoras e estudantes percorrerão as salas da universidade para expor questões referente ao tema e para repassar informações sobre as formas de prevenção e denúncia.

Debate
Para debater o tema do estupro trazido por episódios recentes de abuso sexual e que tomaram os meios de comunicação, a comunidade de Paranavaí poderá participar na sexta-feira, 17, da mesa redonda “Cultura do Estupro em Debate”. O evento será realizado no Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus a partir das 19h30.

A ação é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudes), em parceria com o grupo de pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas e o coletivo feminista Frente Empoderada de Mulheres Emancipadas (FEME).

Os organizadores destacam que a necessidade de discutir o tema se dá em função dos números alarmantes apresentados em diferentes pesquisas. Os assuntos em pauta serão: mulheres e o feminismo na história, cultura do estupro no ambiente escolar, na universidade, mídia e redes sociais.

Evento multidisciplinar
Outro evento que acontecerá nos dias 30 de junho e 1º de julho é “As (sem) razões da arte”, no campus de União da Vitória, que tem como pergunta motivadora das atividades “O que é arte?”. A programação contará com palestras, espetáculos de dança, exposições, intervenções, oficinas e mesas de comunicação.

Os envios de resumos para comunicações podem ser enviados para a comissão organizadora até sexta-feira, 17, em www.facebook.com/dancapensamentodocorpo. As inscrições para ouvintes e oficinas devem ser efetuadas na secretaria do campus.

O evento é uma realização do projeto “Dança Pensamento do corpo”. A coordenadora, professora Renata Tavares, salienta que dentre todas as muitas razões e sem razões da arte, está o comprometimento político. “Num tempo e num país que a cada dia mostra mais sua cara machista, comprometer-se com as questões de gênero é tarefa de artista também. Chamamos a todos, mulheres e homens, a debater conosco e a apaixonar-se um pouco mais pela coragem de todas nós”, convida.