Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agilidade e mediação são as principais metas da Ouvidoria

Geral

Agilidade e mediação são as principais metas da Ouvidoria

Geral

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Professor Antonio Rodrigues Varela Neto é o ouvidor da Unespar

Professor Antonio Rodrigues Varela Neto é o ouvidor da Unespar

Para que todos conheçam os integrantes da administração superior da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Assessoria de Comunicação dá início a uma série de publicações que apresenta as metas e desafios de cada gestor que está à frente das Pró-Reitorias e Ouvidoria.

O intuito é transmitir os princípios da nova gestão: transparência, competência, integração e equidade. Também visa a trazer para as comunidades interna e externa mais conhecimento sobre os projetos e anseios da universidade, porque isso faz parte do compromisso com uma “universidade pública, plural e democrática”.

Agilidade e mediação são as principais metas da Ouvidoria

O professor Antonio Rodrigues Varela Neto é o escolhido para atender a Ouvidoria da Unespar. Com vasta experiência em administração e administração universitária, acompanhou todo o processo de criação e de estruturação da universidade. Além de professor, foi vice-reitor da primeira gestão da instituição entre 2013 e 2016, atuou na chefia do departamento e na coordenação do curso de Administração do campus de Paranavaí do qual também foi diretor de 2009 a 2013.

O momento da Unespar – como uma universidade nova, multicampi e multiregional, demanda uma pessoa com o perfil do professor para o cargo de ouvidor. O objetivo principal do setor é a agilidade nas respostas para as questões levantadas pela comunidade, tanto no aspecto interno quanto externo.

Como observa Varela, uma das características mais comuns do setor é facilitar o diálogo do público externo com a universidade. Porém, no aspecto das demandas internas, a função do ouvidor assemelha-se a de um desembaraçador para mediar questões entres os integrantes da Unespar – docentes, agentes universitários e discentes.

Para ele, “é hora dos campi e de toda a comunidade pensarem como universidade e saberem que podem contar com o serviço da ouvidoria que é um importante canal o fortalecimento da Unespar”, destaca.

Uma das ferramentas disponíveis para o atendimento das comunidades é o Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias (SIGO). Por meio dele é possível cadastrar e acompanhar reivindicações. Para comunicar-se com a Ouvidoria acesse o site www.unespar.edu.br/a_unespar/ouvidoria, o email antonio.varela@unespar.edu.br ou o telefone (44) 3482-3211.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial
www.twitter.com/UnesparOficial