Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aleixo assume segunda gestão com foco na consolidação da Unespar

Geral

Aleixo assume segunda gestão com foco na consolidação da Unespar

Geral

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Aleixo foi eleito reitor pela comunidade universitária no ano passado

Aleixo foi eleito reitor pela comunidade universitária no ano passado

Organização foi a palavra que norteou os trabalhos da primeira gestão da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Durante a solenidade nesta quinta-feira (23), no Palácio Iguaçu, quando assumiu o exercício do segundo mandato como reitor, o professor Antonio Carlos Aleixo destacou que os próximos anos serão para a consolidação da terceira maior universidade do sistema estadual paranaense.

Para atingir ao objetivo proposto, o reitor comenta que a primeira medida da equipe de gestão será corrigir os erros verificados na primeira gestão. Além disso, apresentou outras metas como: democratizar ao máximo a Unespar, produzir um novo estatuto da instituição, apresentar o programa de recredenciamento para o Conselho Estadual de Educação (CEE-PR), participar das disputas em defesa da universidade pública e consolidar os cursos de pós-graduação em mestrado e doutorado.

“Já defendemos a universidade pública e a nossa principal luta será para que tenhamos a nomeação dos professores que já estão aprovados em concurso público e para ampliar o quadro de agentes universitários. Também queremos criar pelo menos dois cursos de doutorado e ampliar os cursos de mestrado que já temos”, afirma.

Posse
A posse foi presidida pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes que destacou a importância da universidade no cenário acadêmico do Paraná. “Trata-se da universidade mais jovem do nosso Sistema Estadual de Ensino Superior que já demonstra potencial para a conquista do nível de excelência nos cursos que oferta de graduação e pós-graduação”, afirmou.

Na cerimônia também foi realizada uma homenagem ao professor Antonio Rodrigues Varela Neto em reconhecimento a contribuição no exercício da vice-reitoria e na construção da universidade no período de 2013 a 2016.

As principais conquistas
Ao avaliar a primeira gestão, encerrada em dezembro de 2016, Aleixo considera que foram enfrentadas várias dificuldades entre as quais estão a disputa pela definição da sede da reitoria, as questões sobre a gestão descentralizada e o orçamento. Mas, apesar das dificuldades, enumera uma série de resultados positivos. Uma das conquistas foi efetivar a gestão descentralizada o que, na visão do reitor, “permite que todas as forças e todos os campi participem da universidade”.

Quanto à organização, destaca que a elaboração dos primeiros documentos e regulamentos, entre 2013 e 2014, foi fundamental para preparar a Unespar e chegar neste momento visando a consolidação.

Garantir as mesmas condições de trabalho entre os professores dos campi é outra conquista enfatizada por Aleixo. Conforme detalha, a gestão preocupou-se em equalizar o número de docentes. “Se alguém disser que há injustiça em número de pessoal entre os campi, essa pessoa não está sendo honesta porque conseguimos amenizar muito a diferença brutal que havia na quantidade de horas que os professores ministravam em sala de aula. Quando fazemos isso, a gente melhora tudo: a pesquisa, a extensão, as condições de trabalho e isso ajuda muito na graduação da universidade”, analisa.

A relação com a Unespar
A relação do professor Antonio Carlos Aleixo com a Unespar inicia ainda no período de graduação, quando foi acadêmico do curso de Letras pela então Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), atualmente campus de Campo Mourão da universidade. No entanto, foi em 1994 que assumiu a vaga de docente da instituição quando, na época, também atuava como professor da educação básica estadual.

No Ensino Superior teve a experiência como coordenador de curso, chefe de departamento, realização de projetos de extensão voltados para a formação continuada de professores, orientação de pesquisas de acadêmicos e foi por dois mandatos diretor da Fecilcam. Inclusive, lembra que em 2001 foi um dos professores contrários ao projeto que criou a Unespar com sede em Jacarezinho. “Nós não aceitamos aquela universidade e brigamos muito. Então, a Unespar ficou parada entre 2002 e 2010 e começou a viver novamente efetivamente em 2010”, cita.

Aleixo comenta que em 2007 um grupo de diretores das faculdades que compõem a Unespar no formato atual se organizou para discutir o projeto da universidade. “Nós tínhamos a perspectiva de organizar a universidade a partir das faculdade que existiam. Entre 2007 e 2010, quando já era diretor da faculdade de Campo Mourão, ajudei a pensar essa universidade. Me sinto muito à vontade na Unespar, óbvio que não sou único, mas sou uma das pessoas que viveu a experiência de ter sido professor em um determinado momento, de ter rejeitado politicamente a sede em Jacarezinho e depois de ter ajudado a organizar os primeiros seminários, documentos e ter sido o reitor da primeira gestão eleita”, descreve.

Pela segunda vez à frente da universidade, Aleixo considera que a sua experiência, participação, envolvimento e propostas de trabalho contribuíram para que fosse escolhido como reitor da Unespar. “Minha experiência ajudou a optar pela gestão de uma universidade democrática e participativa. Toda minha atuação foi fundamental para saber dirigir e conversar com as pessoas, ter paciência, saber organizar, conseguir dialogar com forças políticas outras e saber trabalhar com as oposições. Tenho convicção de que se não tivesse acumulado essa experiência, teria muita dificuldade e talvez a universidade pereceria com isso certamente”, completa.

Presenças
Participaram da solenidade nesta quinta-feira, o coordenador de Ensino Superior da SETI como secretário ah doc da cerimônia, Mário Cândido de Athayde Júnior; reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Aldo Nelson Bona; reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e presidente da Associação de Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), Carlos Luciano Sant'Ana Vargas; reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Baesso; vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fabiano Costa; pró-reitor de Administração e Finanças da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Luis Fernando Pinto Dias; presidente em exercício do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Salomão; presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves; Major Rogerio Cortes Schreiter representando o comando da Escola Superior de Segurança Pública, da Academia Policial Militar de Guatupê; pró-reitores, diretores de campus, professores, agentes universitários e estudantes da Unespar.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial
www.twitter.com/UnesparOficial