Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Música conquistam 1º lugar em concurso no Rio de Janeiro

Alunos de Música conquistam 1º lugar em concurso no Rio de Janeiro

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

A edição do 53º Festival Villa-Lobos ocorre anualmente no mês de novembro na cidade do Rio de Janeiro e dentro de uma vasta programação artística, com renomados instrumentistas eruditos, promove oficinas de formação em música de câmara juntamente com um concurso de música de câmara dentro do núcleo pedagógico do festival. É sem dúvida o maior evento na área da música de câmara atualmente realizado no Brasil, sendo esse concurso o mais importante.

Através de inscrição no site do festival, os grupos selecionados tinham por finalidade a formação mínima de dois participantes (duo) até oito participantes. Este ano o concurso recebeu mais de 100 inscrições de grupos de todo o Brasil nas suas mais variadas formações. Após uma análise de currículo, doze grupos foram pré-selecionados a participar das oficinas de formação. Cada grupo apresentou repertório composto por duas obras contrastantes, sendo uma brasileira e com duração máxima de 20 minutos.

As aulas ocorreram nos dias 20, 21 e 22 de novembro na Escola de Música da UFRJ. Ao término das oficinas, os professores do núcleo pedagógico escolheram cinco finalistas que se apresentaram na Sala Leopoldo Miguez, nas dependências da Escola de Música da UFRJ.

O "Dualidade Sonora", formado por Denusa Castellain (flauta transversal) e Samuel Júnior (clarinete),  ambos alunos do 4º ano Superior em Instrumento do Campus de Curitiba I da Unespar (Embap), conquistaram o 1º lugar no 5º Concurso de Música de Câmara do Núcleo Pedagógico do 53º Festival Villa-Lobos.

Denusa e Samuel Junior foram os únicos participantes da região sul na semifinal e final desse concurso. Ambos são alunos de música de câmara da Prof. Clenice Ortigara que também em 2013 conquistou o 1º lugar nesse mesmo concurso juntamente com o também Prof. Jairo Wilkens - que recentemente foi contratado como professor colaborador de clarinete da Unespar. O Prof. Jairo também auxiliou a preparação dos alunos nas últimas semanas anteriores ao concurso.

Além de um prêmio em dinheiro, o duo vencedor voltará ao Festival Villa-Lobos em 2016 como convidado, em uma série de concertos dentro da programação oficial do Festival.