Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assista a palestra sobre a Curricularização da Extensão no YouTube

Assista a palestra sobre a Curricularização da Extensão no YouTube

Geral, Extensão

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Membros da foto da esquerda para direita: O diretor de Extensão, Eloi Magalhães; Pró-reitor de Extensão e Cultura, Armindo José Longhi; Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC, Daniel Pansarelli; Vice-reitor, Sydnei Kempa.

Cumprir com a estratégia, referente a extensão, de uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) foi um objetivo anunciado desde o início da gestão do Pró-reitor Armindo José Longhi, assim como pensar na curricularização da extensão junto à todos os interessados. Para isso a Pró Reitoria de Extensão e Cultura, formada pelo diretor de extensão Elói Magalhães e diretor de cultura Marcelo Bourscheid, convidou o Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC e presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproex), professor Daniel Pansarelli, a compartilhar suas experiências com os alunos e professores da Unespar, durante a primeira quinzena do mês de Julho. O evento “Caminhos para a Curricularização da Extensão na Unespar” voltou-se aos membros de todos os campi, divididos por região e, dessa forma, minimizando as dificuldades de deslocamento do público. Foram dois encontros ocorridos no estado do Paraná, atingindo, alunos e professores.

O Plano de Educação aponta necessidade de assegurar no mínimo 10% do total de créditos curriculares para os cursos de graduação e para os programas de projetos de extensão universitária e tornar o contato do estudante com a comunidade parte de sua formação. O evento, primeiro passo para essa direção, representou um grande estudo no qual o palestrante, Daniel Pansarelli, apresentou alguns casos de curricularização que está trabalhando e também mostrou algumas possibilidades de inserção de atividades extensionistas na matriz curricular dos cursos de graduação. Segundo ele “a curricularização da extensão ajuda a dinamizar o ensino de graduação oferecendo metodologias e pedagogias mais ativas para que o estudante possa assumir o protagonismo, praticar, experienciar, também possa ser um interlocutor de conhecimento e experiência entre a universidade e comunidade. Isso é viável de se fazer dentro da matriz curricular do curso. É importante preservar a grade horária de forma que o estudante tenha tempo dedicado para essa atividade, porque ela não é meramente suplementar mas sim inerente à própria formação. Dessa forma a extensão passa a ser 10% do percentual responsável pela formação.”

Confira a palestra, na íntegra: