Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula magna do Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento acontece na próxima terça, 8

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, realiza na próxima terça-feira (08), às 19h40, a aula magna do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD). O convidado para ministrar a conferência de abertura é o Prof. Dr. Lorenzo Macagno, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que abordará o tema “Da Cultura ao Multiculturalismo: usos e abusos de um conceito”.

Macagno possui graduação em Antropologia pela Universidad Nacional de Buenos Aires e mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou pós-doutorado no Centre d’étude d’Afrique noire da Université Montesquieu/Bordeaux IV e na Columbia University.

Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPR, é membro da diretoria da Associação Brasileira de Antropologia (gestão 2017-2018) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2.

Escreve sobre história social e política da antropologia em contextos de colonização portuguesa e sobre uma diáspora luso-asiática (os sino-moçambicanos) presente, também, no Brasil. Etnicidade e política, colonialismo português na África, multiculturalismo e imaginações nacionais, são alguns dos seus temas de interesse. Em 2017 um dos seus livros (O Dilema Multicultural) foi traduzido e publicado em árabe [ معضلة التعدد الثقافي ] pelo Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos da Universidade Mohamed V, em Rabat.

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar!