Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Autorizado curso de Engenharia de Produção no campus de Paranaguá

Autorizado curso de Engenharia de Produção no campus de Paranaguá

Geral, Ensino

publicado: 08/11/2018 14h31 última modificação: 05/07/2022 08h27

Na última quarta-feira (7), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) obteve a autorização do governo estadual para a criação de sua 67º graduação. Com 40 vagas anuais e funcionando em período integral, o Bacharelado em Engenharia de Produção será ofertado no campus de Paranaguá.

“Este curso beneficia toda a região do litoral do Paraná, abrindo a possibilidade, no médio prazo, para abertura de novos cursos na área das engenharias”, salienta o diretor do campus, Cleverson Molinari Mello. Conforme explica, a conquista é fruto de um planejamento feito inicialmente pelos professores dos colegiados de Administração e de Ciências Contábeis do campus de Paranaguá há pouco mais quatro anos e que, no decorrer, envolveu os demais cursos, bem como membros de outros campi por meio da atuação dos Conselhos e de toda a gestão superior da universidade.

A implementação do curso visa atender às demandas regionais, principalmente as relacionadas ao setor produtivo que movimenta a área portuária de Paranaguá, gerando desenvolvimento não só para o litoral, como em todo o estado. A partir de agora, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) irá analisar as questões referentes à constituição do colegiado e às condições do campus. Caso seja possível, um vestibular extraordinário será realizado para o início da primeira turma já em 2019.

A pró-reitora da Prograd, Maria Simone Novak, destaca o papel que os Conselhos Superiores - CAD, CEPE e COU - tiveram na aprovação do processo. Ainda, segundo ela, as questões pedagógicas do curso serão trabalhadas de acordo com a missão da universidade, para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade humana e do desenvolvimento sustentável, em âmbito regional, nacional e internacional.

Novos cursos e programas

Este é o segundo curso de graduação da Unespar aprovado neste ano. No dia 8 de junho foi criado, em decreto estadual, o Bacharelado em Direito no campus de Paranavaí. Ofertado para ingresso em 2019, o curso recebeu 665 inscrições para as 20 vagas oferecidas pelo vestibular institucional, um total de 32,75 candidatos/vaga, sendo o mais concorrido entre todos os campi.

Além das graduações, a Unespar obteve recentemente a autorização da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para implementação de seis novos programas de Mestrado. Com isso, a Unespar passa de quatro para dez programas de Mestrado, número conquistado em apenas cinco anos de credenciamento enquanto universidade.

www.instagram.com/unespar/