Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participantes avaliam contribuições do EAIC e Seminário de Pesquisa

Participantes avaliam contribuições do EAIC e Seminário de Pesquisa

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Avaliação muito boa e boa do workshop do professor da Unesp atingiram 91%

Avaliação muito boa e boa do workshop do professor da Unesp atingiram 91%

No final de outubro a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou o II Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e o VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Estudantes e professores de todos os campi participaram das atividades durante três dias que, neste ano, aconteceram no campus de Paranavaí. Com o objetivo de obter uma avaliação sobre os eventos, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), responsável pela organização, elaborou uma pesquisa de opinião aplicada ao público.

O pró-reitor, professor Frank Antonio Mezzomo, comenta que o instrumento é fundamental para fornecer um diagnóstico dos pontos positivos e negativos. “Pelo resultado, percebemos que os eventos foram muito bem avaliados em todas as suas atividades e as sugestões apresentadas serão utilizadas para pensarmos as próximas edições”, disse.

Mezzomo salienta que também foi possível verificar a importância dos eventos na implementação das políticas de verticalização da pesquisa e da pós-graduação. Uma das respostas dos participantes destacou que “os eventos são mais que essenciais à pesquisa na Unespar”. Além disso, acrescentou que devem “receber de todas as instâncias da universidade e dos órgãos de fomento, todo o apoio para continuar sendo realizado”.

A programação contou com conferência, apresentação dos resultados dos projetos de Iniciação Científica, workshops e debates sobre a formação de novos programas de pesquisa e pós-graduação stricto sensu na universidade. Portanto, todas as atividades foram pontos mensurados na pesquisa.

Resultados específicos
A conferência de abertura, proferida pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), professor Joviles Vitório Trevisol, alcançou avaliação de 79% na soma dos critérios boa e muito boa. Outros 17% avaliaram como razoável e 4% como insatisfatória.

As comunicações realizadas pelos acadêmicos vinculados ao Programa de Iniciação Científica receberam um índice de aprovação de 90% incluindo as opções bom e muito bom. As opções razoável e insatisfatória atingiram 8% e 2%, respectivamente.

Os workshops ministrados pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Wagner Vilegas, foram avaliados como 91% muito bom e bom, 7% razoável e 2% insatisfatório.

Já o workshop sobre redação científica do professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Leonardo Barcellos, teve uma avaliação de 47% como muito bom, 37% como bom, 12% como razoável e 4% como insatisfatório.

Resultados gerais
Dentre os aspectos gerais, a organização do evento atingiu 88% na somatória entre as opções muito bom e bom, razoável ficou com 11% e insatisfatório 1%. As atividades culturais também foram bem avaliadas pelo público que as classificaram como 38% muito boas, 44% boas, 11% razoável e 7% insatisfatório.

A infraestrutura do campus de Paranavaí, disponível para realização do evento, foi avaliada. O que se refere aos espaços da universidade, os professores e estudantes responderam que 32% é muito boa, 42% é boa, 22% é razoável e 4% consideraram insatisfatória. Já sobre Paranavaí, município sede, as respostas indicaram que a infraestrutura é 25% muito boa, 54% boa, 15% razoável e 6% insatisfatória.

Além disso, os professores que integram os 11 Grupos de Trabalho sobre a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu (GTs-PPGs) destacaram que as atividades do VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação contribuíram para as ações que estão desenvolvendo. O índice de aprovação chegou a 92% na soma das opções muito bom e bom.

Depoimentos
Nas questões abertas da pesquisa de opinião, alguns apontamentos dos professores e estudantes disseram, por exemplo, que “o EAIC/Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação são um dos mais potentes dínamos para alavancar a pesquisa em nossa universidade e torná-la realmente digna deste nome”.

Em outro momento, registrou-se uma avaliação que demonstra o EAIC como “essencial para a formação dos alunos de Iniciação Científica”, uma vez que possibilita a preparação de orientadores e orientandos, diálogo, troca de experiências e melhor compreensão do fazer pesquisa.