Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Big Belas Band se apresentará no Festival de Música de Campo Mourão

Big Belas Band se apresentará no Festival de Música de Campo Mourão

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Projeto se apresenta nesta sexta-feira, às 19 horas, em Campo Mourão

Músicas brasileiras como a bossa-nova e sambas, internacionais como jazz e blues e algumas composições de alunos e professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) integram o repertório do concerto a ser apresentado pela Big Belas Band na sexta-feira, 31, durante o Festival de Música de Campo Mourão (Femuc), no Teatro Municipal. O projeto, formado por alunos e ex-alunos da Unespar campus de Curitiba I, possui uma formação tradicional composta por quatro trompetes, quatro trombones, cinco saxofones, piano, guitarra, baixo e bateria.

Essa será a terceira vez que a Big Belas Band se apresenta em Campo Mourão. As outras duas oportunidades foram nas comemorações de 40 anos do campus da Unespar em Campo Mourão e na 1º Bienal do Livro e Leituras.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, destaca que um dos objetivos da universidade é proporcionar o intercâmbio científico e cultural da instituição com as localidades onde está inserida. “Além da formação de professores, nossa universidade se destaca pela formação e produção artística com os campi de Curitiba I e II. Os trabalhos de nossos professores e alunos estão ultrapassando os limites estaduais e têm ganhado reconhecimento internacional. A Big Belas Band é só um dos exemplos do que produzimos”, argumenta.

Femuc – A temporada 2015 do Femuc será aberta nesta terça-feira, 28, e segue até sábado, 1º de agosto. Até quinta-feira, 30, o festival vai ocupar espaços públicos como o Calçadão, Estação da Luz e Museu Municipal, o pátio da Unespar campus de Campo Mourão, o Teatro Municipal e a Casa da Música, no Jardim Araucária.

O Festival nasce da efervescência musical existente em Campo Mourão. Este ano a organização preparou um evento de caráter artístico-pedagógico com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura e o movimento musical de Campo Mourão e região.

Programação – Além da Big Belas Band, estão confirmados na programação artística o o guitarrista Paulo Ostapechen, o concerto de Violão Flamenco com o italiano Diego Salveti, o coral Prati Donaduzzi de Toledo, os grupos Viola no Campo e de Choro Acordes e Encontros e a Banda Coronel Magenta.

Na programação pedagógica estarão em oferta cursos sobre a prática de big band com o maestro Everson Salazar de Ipatinga (MG), oficina de choro com Tiago Portela (Rio de janeiro), bem como outras oficinas nas áreas de canto, produção, aúdio e tecnologia, de choro e de guitarra.

Os interessados em participar das oficinas podem ser inscrever na Casa da Música ou na Estação da Luz, no Departamento de Desenvolvimento Cultural, para as práticas de canto e de Bing Band que ofertarão certificados. As demais não precisam de inscrições prévias e todas são gratuitas. Já os espetáculos são abertos para o público.