Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAD aprova cooperação com Université Paris-Est Marne-la-Vallée

CAD aprova cooperação com Université Paris-Est Marne-la-Vallée

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Sessão do conselho foi realiza na terça-feira, 11 de outubro

Sessão do conselho foi realiza na terça-feira, 11 de outubro

Uma das pautas da sessão do Conselho de Planejamento, Administração e Finanças (CAD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) na última terça-feira, 11, foi o termo de cooperação técnico-científico com a Université Paris-Est Marne-la-Vallée (UPEM).

Os conselheiros aprovaram o termo que visa, principalmente, o gerenciamento de riscos de desastres. O termo foi apresentado pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR), órgão de assessoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sepdec) que está vinculado academicamente à Unespar.

Segundo a diretora do ERI, professora Gisele Onuki, essa será a segunda universidade francesa a formalizar parceria com a Unespar. “Esta é mais uma oportunidade para a internacionalização que vai contribuir com a formação e o crescimento de estudantes, professores, gestores e pesquisadores”, argumenta.

A cooperação prevê a possibilidade de visitas e intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos das instituições objetivando a realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária; a organização de eventos; mobilidade de docentes e pesquisadores; bem como a constituição de grupos de trabalho, elaboração e desenvolvimento conjunto de projetos e programas de cooperacao a curto, médio e longo prazos.

Outras pautas
Na quarta sessão do CAD, sediada na Academia Policial Militar do Guatupê/Escola Superior de Segurança Pública, também foram deliberados outros assuntos. Uma delas foi a aprovação da homologação da resolução 006/2016 da reitoria, que regulamenta a promoção de professores associados. A outra foi a homologação do pedido de licença sabática do professor Mauro Parolin, do colegiado de Geografia do campus de Campo Mourão, para pós-doutoramento na Universidade Nacional de Mar del Plata.

Os conselheiros ainda discutiram o pedido de informação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que versa sobre esclarecimentos referentes ao Relatório 08/2016 - 6ª ICE e deliberação sobre minuta de resposta proposta pela Pró-reitoria de Administração e Finanças (PRAF).