Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi de Apucarana e de Paranavaí discutem cotas nesta semana

Geral

Campi de Apucarana e de Paranavaí discutem cotas nesta semana

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Participação de estudantes tem sido um dos destaques durante os seminários

Participação de estudantes tem sido um dos destaques durante os seminários

Os Seminários para Construção da Política de Cotas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) continuam nesta semana. Mais dois campi vão debater a temática com a participação das comunidades interna e externa. Na terça-feira (16), a programação acontece no campus de Apucarana e na quinta-feira (18), no campus de Paranavaí. Os encontros serão realizados no período noturno, das 19h30 às 22h30.

Neste primeiro momento, os seminários são para uma exposição básica a respeito da lei nacional existente e dos regulamentos das instituições paranaenses que tratam sobre a reserva e a distribuição de vagas para cotistas. Também é por meio deles que estão sendo levantados os dados de cada campus para entender as demandas da Unespar.

Segundo a coordenadora institucional do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), professor Andréa Sério Bertoldi, a partir do diagnóstico será promovida uma discussão mais ampla. “Não saímos desses encontros com proposições feitas. Ouvimos as questões dos campi e depois teremos o aprofundamento do debate com a colaboração de especialistas que estudam o assunto e vão fornecer subsídios para que a Unespar elabore uma proposta de política institucional para aprovação nos conselhos superiores”, detalha.

A professora reforça que não é proposta da universidade avaliar se a comunidade é favorável ou contrária ao sistema de cotas, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou argumentando sobre a constitucionalidade. “A ideia é tentar compreender o universo da Unespar levando em consideração a diferença de cada campus e cada região”, pondera.

Participação
Na semana passada, foram promovidas as primeiras discussões individualizadas nos campi de Paranaguá, União da Vitória e de Curitiba I e II. Segundo os organizadores, a participação está maior que o esperado e o destaque tem sido o envolvimento discente e dos representantes de movimentos sociais convidados pelos professores e membros do CEDH.

Os registros dos seminários individuais estão ficando disponíveis na coordenação dos CEDHs dos campi. Ao final de todos os seminários, a coordenação institucional do CEDH vai formatar um documento único para que todos possam acompanhar e será publicado na página www.unespar.edu.br/outros/cedh.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial
www.twitter.com/UnesparOficial