Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão e Paranaguá: aula inaugural marca início das atividades do segundo semestre do PFI e Prolen

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 24/09/2019 16h19 última modificação: 05/07/2022 08h28

No sábado, 21, uma aula inaugural marcou o início dos cursos do 2º semestre do Paraná Fala Inglês e do Programa de Línguas Estrangeiras (Prolen) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para os campi de Campo Mourão e Paranaguá. O objetivo do evento foi apresentar as atividades iniciais da terceira etapa programa.

O convênio para o programa foi renovado por mais dois anos e, para a coordenadora do PFI e Prolen na Unespar, Alessandra Silva, é motivo de grande alegria. “Oportuniza o acesso à aprendizagem a mais pessoas e modifica vidas”, salienta. Ela também ressalta a importância dos estudantes matriculados iniciarem e finalizarem os cursos. “Apropriem-se do espaço da universidade para o seu desenvolvimento linguístico, cultural e humano”, completa.

O pró-reitor de Planejamento, Angelo Ricardo Marcotti, lembrou que o que move programas como esse é a vontade de construir a universidade. “Assinatura de convênio é um ato de resistência da universidade, para continuar repassando cultura, ensino e ciência à comunidade”, completou. Como parte da programação, os participantes puderam saber mais detalhes do funcionamento dos cursos, professores envolvidos, cronogramas, horários de atendimento e a Plataforma Smrt English, utilizada como material didático.

Em Campo Mourão foi realizada uma palestra intitulada A importância do Programa Paraná Fala Inglês e seus resultados, proferida pela professora Ilana Cecília Galicki de Campos e, em Paranaguá, a palestra O Inglês na trajetória pessoal, acadêmica e profissional, com a professora Luciane Scheuer, em formato de talk show.

PFOL

Durante o evento, também foi explicado sobre o projeto Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), vinculado ao Prolen. Alguns dos participantes do programa sobre a oportunidade. “Com a nova língua, temos mais oportunidades de estudo e trabalho, além de conversar com nossos vizinhos e fazer novas amizades”, comenta a venezuelana Cateryn Urdaneta. Um casal, também venezuelanos, Carmen e Modesto Gutierrez, falaram sobre a oportunidade de estudar português. “Somos agradecidos por esse programa, para que pessoas como nós falem esse idioma”, finalizam.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/