Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Curitiba II realiza 1º Encontro Acadêmico de Estudos de Jazz no Brasil nesta sexta, 29

Geral

Campus Curitiba II realiza 1º Encontro Acadêmico de Estudos de Jazz no Brasil nesta sexta, 29

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

O campus Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realiza nesta sexta-feira (29) o 1º Encontro Acadêmico de Estudos do Jazz no Brasil. O evento, que faz parte do Programa de extensão Ciclo de Ideias: o Jazz transatlântico na América Latina, acontece no Auditório Antonio Melillo, dentro do campus, com recepção a partir das 9h30.

Dentro dos esforços em observar a música popular no Brasil, os estudos sobre o Jazz vem aos poucos formando uma rede de interesses e pesquisas pontuais, nos extremos do País. Desde 2005, a professora Marília Giller, do campus Curitiba II, realiza pesquisas voltadas para a música produzida no Paraná, com ênfase no Jazz. Estas pesquisas com o tempo também foram ampliadas em níveis nacional e latino americano. Durante os últimos anos, vem cruzando informações sobre o Jazz com outros pesquisadores, em suas cidades, como em Manaus, Maranhão, Bahia, Santa Catarina.

O Encontro

A abertura do evento acontece às 9h50h com a palestra do também professor do campus, André Egg, que traz o tema “O lugar do Jazz na música Brasileira”. Em seguida, o “Ciclo de Ideias: Jazz no Brasil” traz uma série de palestras e vídeo palestras sobre o tema. A programação da manhã se encerra com o jazz autoral de improvisação e experimentação do grupo Afinidade Trio.

Abrindo a programação da tarde, o grupo Música Viva, também um Projeto de Extensão, apresenta “O Calendário do Som de Hermeto Pascoal”, seguida de palestra da professora Marilia Giller sobre o panorama dos estudos do Jazz na academia. Na parte da tarde acontecem ainda as comunicações do Seminário Jazz em Sintonia, resultado da disciplina “Seminário em Música – tópicos especiais JAZZ, ministrada por Giller, e o show da Tupynambá Jazz Band, também resultado de outra disciplina ministrada pela professora.

O encerramento acontece às 17h30 com a apresentação da Big Band 190, banda da Polícia Militar do Paraná. A programação completa pode ser conferida no site oficial do encontro.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial