Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Campo Mourão começa a utilizar o SIGES

Campus de Campo Mourão começa a utilizar o SIGES

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

Em 2015, cerca de 580 alunos ingressantes dos dez cursos de graduação do campus de Campo Mourão já foram matriculados pelo Setor de Controle Acadêmico no SIGES, o Sistema de Gestão do Ensino Superior da Unespar.

O Sistema SIGES é um software web, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar e já atende a, aproximadamente, 8 mil alunos da Unespar, conforme Angelo Ricardo Marcotti, Diretor de Registros Acadêmicos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unespar, Prograd.

Para acessar o módulo de serviços do aluno, basta abrir o navegador e entrar no endereço do campus: www.fecilcam.br e clicar no link "SIGES alunos", no topo da página. Será necessário informar os dados pessoais (CPF e Data de nascimento).  Em caso de problemas no acesso, os acadêmicos das séries iniciais deverão entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do campus para a atualização dos dados de acesso. Uma novidade do sistema é o pedido de documentos on-line, como exemplo,  declaração de matrículas e histórico escolar.

No mês de abril, os professores que ministram disciplinas em primeiros anos receberam um treinamento para utilização do SIGES, que permite a consulta ao número de alunos matriculados por cursos e turmas do campus, impressão de livro de chamadas, lançamento de notas e faltas bimestrais.

Os alunos das demais series deverão aguardar o processo de migração dos dados do sistema antigo ao longo do ano de 2015.

Segundo o Pró-reitor Mário Athayde Júnior, a migração dos registros acadêmicos dos campi de Campo Mourão e União da Vitória para o Sistema desenvolvido pela Celepar faz parte do processo de unificação de sistemas e procedimentos que está sendo implantado pela Prograd. Também estão sendo propostas implementações ao SIGES, a partir da contribuição dos Setores de Controle Acadêmico de todos os campi da Unespar, com a finalidade de melhorar o Sistema, agilizando o trabalho dos Setores e melhorando o fluxo e o acesso aos registros e informações da vida acadêmica dos estudantes da Instituição.