Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Campo Mourão conquista quarto Mestrado

Campus de Campo Mourão conquista quarto Mestrado

Geral, Pesquisa

publicado: 30/10/2018 16h17 última modificação: 05/07/2022 08h27

O campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conquistou, na última sexta-feira (26), a aprovação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Mestrado Acadêmico em História - o primeiro programa Stricto Sensu de História no Brasil com área de concentração em História Pública. Assim, o campus passará a contar com quatro programas de mestrado.

“É fundamental ressaltar que essa conquista é fruto do extraordinário empenho e da persistência dos professores/as vinculadas à proposta, que sempre acreditaram, apesar de todas as adversidades. A contribuição e o impacto da pós-graduação rapidamente será sentida em toda a Unespar, pois permitirá maiores e melhores oportunidades de formação”, diz o coordenador da proposta, professor Fábio André Hahn.

Conforme explica Hahn, a proposta do programa começou a ser planejada a partir da constituição do Grupo de Trabalho em 2011, no contexto de unificação das faculdades estaduais para a constituição da atual Unespar. Após a definição de estratégias voltadas à formação do grupo, duas propostas foram constituídas: uma proposta vinculada ao mestrado profissional em Ensino de História (ProfHistória) e outra proposta de mestrado acadêmico em História.

As duas propostas foram submetidas em 2015, sendo apenas o mestrado profissional aprovado. A implantação do ProfHistória possibilitou a criação da infraestrutura inicial e fortaleceu a experiência do corpo docente. Com isso, o grupo de trabalho reavaliou a proposta de mestrado acadêmico a partir de suas bases fortalecidas e a reapresentou em 2017, com uma área de concentração completamente nova no Brasil: História Pública, sendo agora contemplada com a aprovação. Desta forma, o curso de História, um dos mais novos do campus de Campo Mourão, com a primeira turma iniciada em 2011, conta agora com dois mestrados.

“Com a emergência das mídias e as novas necessidades sociais de orientação temporal, verificou-se um crescente interesse pela história, o que tem atraído historiadores ao debate e à difusão de conhecimentos históricos para audiências não acadêmicas. A constituição de um mestrado em História Pública, portanto, propiciará uma situação favorável a pesquisas que tem o foco voltado para a relação entre o saber histórico sistematizado e as demandas atuais, permitindo e incentivando articulações pouco frequentes e expandindo a compreensão da história, de sua produção e apropriação”, avalia o coordenador.

Crescimento de 150%  na Pós-Graduação

O novo mestrado faz parte de um total de oito propostas submetidas à Capes em 2018, das quais seis foram aprovadas. Na última sexta-feira, foi aprovado também o Mestrado Profissional na área de Educação, que funcionará em associação com as Universidades Estaduais de Maringá, Ponta Grossa, Maranhão, Mato Grosso, Santa Catarina e com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Como destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Carlos Alexandre Molena, a Unespar saltou de quatro para dez cursos de Mestrado, um crescimento de 150%, número alcançado em apenas cinco anos de credenciamento enquanto universidade, o que coloca a Unespar em outro patamar no que se refere aos assuntos relacionados à pesquisa, inovação e pós-graduação.

No início de outubro a Unespar anunciou a aprovação de quatro programas, sendo três de modalidade Acadêmica e um de modalidade Profissional. No campus Curitiba I/Embap funcionará o Mestrado Acadêmico em Música. No campus Curitiba II/FAP foram aprovados o Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo e o Mestrado Profissional em Artes. Já o Mestrado Acadêmico em Educação Matemática será intercampi, com sede nas cidades de Campo Mourão e União da Vitória. A partir da aprovação, cada programa tem o prazo de até 12 meses para iniciar a primeira turma.

Cursos em funcionamento

Atualmente, quatro cursos de Mestrado estão em funcionamento na Unespar. No campus de Campo Mourão funcionam o Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento e o Mestrado Profissional em História. No campus de Paranavaí, o Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, e, no campus de União da Vitória, o Mestrado Profissional em Filosofia.

www.instagram.com/unespar/