Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Campo Mourão realiza eventos e comemora 45 anos

Campus de Campo Mourão realiza eventos e comemora 45 anos

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
EEPA, Enieduc e Secisa envolvem, nesta semana, acadêmicos e docentes dos 10 cursos do campus

A direção do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) elaborou uma extensa programação para comemorar os 45 anos de fundação do campus. Somente nesta semana estarão em realização três eventos científicos que envolvem docentes e estudantes dos 10 cursos de graduação, bem como a comunidade externa: o EEPA, o Enieduc e o Secisa.

A proposta das atividades é enaltecer a instituição que tem contribuído para o desenvolvimento da comunidade de Campo Mourão e região. Segundo o diretor do campus, professor João Marcos Borges Avelar, “ao longo dessas décadas, temos atuado visando à formação humana, cidadã e profissional, a construção de uma sociedade plural, democrática e com respeito à diversidade”.

Os 45 anos do campus de Campo Mourão, completados no dia 24 de agosto, é consequência de uma longa trajetória que se iniciou com uma fundação privada. Depois foi estadualizada transformando-se em Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). Por fim, elevou-se a condição de universidade de fato e de direito com o credenciamento, assinado em 2013, pelo governo do Estado do Paraná.

EEPA
Dentre os eventos promovidos pelo campus está o XI Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial (EEPA). A programação começou nesta terça-feira (12) e segue até quinta-feira (14) com debates sobre a contribuição da Engenharia de Produção no que diz respeito ao empreendedorismo e a sustentabilidade.

Para a palestra de abertura que acontece amanhã (13), às 10h20, no Teatro Municipal, a temática escolhida foi “A importância de Políticas Publica eficientes para o Desenvolvimento Regional Sustentável” que será ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Carlos Alberto Facco.

Nos três dias de atividades, os inscritos ainda terão a oportunidade de participar de minicursos, visitas técnicas, palestras, apresentações de trabalhos científicos e culturais.

Enieduc e Secisa
Outros dois eventos serão iniciados nesta quarta-feira (13): o Encontro Interdisciplinar de Educação (Enieduc) e o Seminário dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas (Secisa).

O Enieduc colocará em primeiro plano das discussões a temática “Diversidade: desafios na prática educacional”. Para a palestra de abertura, a convidada é a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutora Eliane Rose Maio. O público será recepcionado às 19h30, no Espaço Allure. Além disso, até sexta-feira (15), serão promovidas oficinas, minicursos, mesas redondas e simpósios temáticos com apresentação de trabalhos.

A coordenação do Secisa programou para a abertura uma palestra com o conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR), doutor Claudio Shimoyama, que vai tratar sobre a Economia Criativa considerando o uso da informação em momentos de crise econômica. A atividade será realizada no Teatro Municipal, às 19h30. No segundo dia terá apresentação de trabalhos e minicursos e no encerramento uma nova palestra.