Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Campo Mourão realizará seminário sobre efeitos do uso de agrotóxicos

Geral

Campus de Campo Mourão realizará seminário sobre efeitos do uso de agrotóxicos

Geral

publicado: 20/08/2019 14h19 última modificação: 05/07/2022 08h27

O campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná, em parceria com o Ministério Público (MP), via Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), realizará na próxima segunda-feira, 26 de agosto, o "1º Seminário sobre os efeitos do uso dos agrotóxicos na vida e na saúde da população". O evento acontece das 8h às 22h e faz parte do “Cortina Verde”, projeto da promotoria de Meio Ambiente do MP-PR que busca regulamentar e restringir o uso de agrotóxicos por meio de leis municipais. 

A programação inicia com uma feira agroecológica e conta com quatro palestras, uma mesa-redonda e exibição de vídeos. Confira na segunda imagem a programação completa. Conforme explica o diretor do campus, João Marcos Borges Avelar, a inclusão do debate na esfera universitária se deu pelo aumento do uso de agrotóxico na região. 

“É um tema que interessa a todos, principalmente em relação à saúde das pessoas, que é o que mais nos interessa neste momento debater: encontrar alternativas para assegurar esse direito básico” diz Avelar. Ele complementa lembrando que, além dos reflexos na saúde, o uso excessivo de agrotóxico a médio e longo prazo também afetará as exportações brasileiras, visto que muitos dos agrotóxicos utilizados são proibidos em outros países. 

Agrotóxicos em Campo Mourão e o Cortina Verde

Um levantamento divulgado pela Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye baseado em dados do Ministério da Saúde, aponta que entre 2014 e 2017 foram encontrados 27 agrotóxicos na água que abastece Campo Mourão. Deste total 13 estão acima do limite considerado seguro pela União Europeia e 11 são associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos. A relação dos agrotóxicos bem como a explicação da metodologia utilizada podem ser consultadas neste link pesquisando pelo nome do município. 

Outro dado apresentado no “Diagnóstico Situacional sobre o uso de agrotóxicos e indicadores de morbimortalidade e ambientais da Macrorregião Noroeste”, documento produzido na Oficina do Plano Estadual de Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos, realizado em  Maringá em 19 de abril de 2018, mostra que a quantidade de agrotóxicos consumida na média 2013-2015 em Campo Mourão é de 664,5 toneladas, equivalente a 10,2 quilos por habitante (Fonte: SIAGRO). O mesmo relatório indica que o município registrou, em 2014, uma média de 10 a 50 casos de intoxicação aguda por agrotóxicos a cada 100 mil habitantes. 

Atualmente a Coordenação Regional da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí - projeto estratégico do MP-PR na área ambiental - instituiu o “Cortina Verde”, solicitando aos municípios da  Bacia do Alto Ivaí a criação de leis que proíbam a aplicação dos produtos a menos de 300 metros de postos de saúde, núcleos habitacionais e escolas, de forma a evitar o chamado “efeito deriva”, causado pela difusão dos agrotóxicos para além das áreas específicas nas quais são aplicados. O projeto também propõe um modelo de produção agrícola sem uso ou com utilização reduzida de agrotóxicos. 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/