Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capes seleciona campus de Apucarana para programa de língua inglesa

Capes seleciona campus de Apucarana para programa de língua inglesa

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Professoras do curso de Letras/Inglês envolvidas na proposição e coordenação do projeto

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está entre as 40 instituições de ensino superior selecionadas pelo programa de assistente de ensino de língua inglesa (English Teaching Assistant – ETA). O projeto, apresentado pelas docentes do curso de Letras/Inglês, do campus de Apucarana, foi aprovado e aguarda início para 2018.

Realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Comissão Fulbright responsável por intercâmbios educacionais entre os Estados Unidos e o Brasil, o programa objetiva contribuir para a elevação da qualidade dos cursos em Letras em língua inglesa na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.

A coordenação do projeto será responsabilidade das professoras Juliane D’Almas e Raquel Silvano Almeida com apoio da coordenadora do curso, professora Francini Poliseli Corrêa e da professora Renata Gonçalves Gomes. Como destacam, a expectativa é que a participação proporcionará aos alunos oportunidades para praticarem o idioma e relacionarem-se interculturalmente.

Na avaliação da pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Simone Jacomini Novak, essa conquista é importante, uma vez que, contribui para a ampliação das atividades voltadas à formação acadêmica e, especificamente, com foco na docência.

Projeto e ações
Conforme a proposta do programa, as instituições selecionadas receberão um cidadão estadunidense, falante nativo de língua inglesa, para a realização de diversas atividades. No projeto intitulado “Ensino, aprendizagem e formação inicial de professores de língua inglesa: contribuições de um ETA”, foram estabelecidas como ações a possibilidade do visitante lecionar algumas disciplinas no curso de Letras/Inglês e elaborar atividades culturais, palestras e oferecer assistência aos discentes no que diz respeito às dúvidas sobre o idioma e/ou curiosidades culturais.

Os assistentes também poderão desenvolver atividades escolares mensais junto às instituições da educação básica conveniadas à Unespar. Desta forma, expandir o campo de atuação e beneficiar não somente os graduandos em Letras do campus, mas também os docentes e estudantes da rede pública municipal e estadual.