Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CCHE apresenta programas para diminuir evasão em Campo Mourão

CCHE apresenta programas para diminuir evasão em Campo Mourão

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Diretor do CCHE destaca que programas visam diminuir a evasão e aumentar a permanência

Propostas de programas e projetos foram apresentados, nesta semana, durante as atividades pedagógicas do Centro de Área de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Campo Mourão. Coordenadores de colegiados, professores e estudantes conheceram e aprovaram as propostas que serão implantadas a partir deste ano.

O diretor do Centro, professor Amauri Ceolim, argumenta que a partir da análise dos dados coletados com os estudantes dos cursos de licenciatura do campus foi possível pensar as atividades. “Temos como propósito contribuir com a formação acadêmica, com a diminuição do índice de evasão e garantia da permanência dos estudantes no decorrer do curso”, afirma.

Como explica, o Centro está enfatizando ações e políticas educacionais que garantam uma educação de qualidade para os estudantes, que possibilitem a melhoria no índice de procura pelos cursos, o entrosamento entre os estudantes dos cursos e o acesso a atividades culturais.

Formação
O Programa de Formação sobre Matemática Básica é uma das novidades. Como explica o professor do colegiado de Matemática, Wellington Herman, o objetivo é atender os estudantes dos cursos de Matemática, Geografia e Engenharia de Produção Agroindustrial visando suprir as insuficiências da formação básica e contribuir para a aprendizagem com êxito e permanência no Ensino Superior.

Ele lembra que no dia 27 de março serão abertas as inscrições para a primeira edição anual do curso de Matemática Básica. Serão atividades gratuitas em que os participantes terão contato com conteúdos como frações, potenciação, radiciação, expressões algébricas e ao final ainda receberão certificação.

Pelo colegiado de Pedagogia, a proposta é de um Programa de Formação Continuada para professores e pedagogos da Educação Básica. O intuito é oferecer um espaço de formação para os docentes e pedagogos nas áreas de História, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia de modo a ampliar o diálogo e a cooperação entre os cursos de licenciatura do campus.

A professora Dalva Helena de Medeiros detalha que o planejamento prevê o envolvimento dos estudantes da graduação como participantes no processo de formação, principalmente dos anos finais, e o agrupamento dos diversos projetos de extensão já existentes nos colegiados sobre a temática.

Cultura
Voltado para o envolvimento artístico-cultural dos acadêmicos, um dos programas a ser realizado é o Ciranda. De acordo com a professora Aurea Andrade Viana, o objetivo é proporcionar o contato e a prática com a cultura para além da sala de aula.

Por isso, o programa vai englobar atividades de cinema por meio do Cinespar; vivências musical e teatral poética com o projeto Palco Livre; o projeto Varal de Poesias; o Arraiá da Pedagogia; a Noite de Talentos do colegiado de Matemática e outras atividades já existentes que possam compor o programa.

Extensão
Outra proposição apresentada foi a realização da Feira das Profissões. Caracterizado como um evento de extensão, que tem como foco o envolvimento com a comunidade externa, a ideia é divulgar os cursos de graduação e contribuir para o ingresso de estudantes na Unespar.