Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CEDH inicia trabalhos intercampi com planejamento de metas

CEDH inicia trabalhos intercampi com planejamento de metas

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Na sexta-feira, 16, foi realizada a reunião com os representantes dos campi da região norte

Em reuniões realizadas nos campi de Apucarana e Curitiba, foi iniciada a rede de trabalho colaborativo do Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior (CEDH) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os integrantes do Comitê Gestor de todos os sete campi participaram das atividades para o planejamento das metas para a melhoria das condições de acesso, inclusão e permanência dos acadêmicos.

O Centro tem como foco atender membros da comunidade universitária que enquadram-se em grupos considerados vulneráveis ou socialmente excluídos. Entre as propostas, foram discutidas metodologias de coleta de dados para facilitar o diagnóstico e acompanhamento institucional, estratégias de comunicação, orientação para o combate à violência, formação educacional e promoção do aumento do impacto social das ações do CEDH.

Entre as ações planejadas para o ano de 2017, está prevista a realização do I Congresso de Direitos Humanos da Unespar. O principal objetivo é fortalecer a rede de relações nacionais e internacionais da universidade no que se refere à construção de uma cultura de respeito à diversidade humana no Ensino Superior.

Os encontros ocorreram na sexta-feira, 16, em Apucarana com os campi da região norte e na segunda-feira, 19, em Curitiba com a região sul com a coordenação das professoras Andrea Sério Bertoldi e Roseneide Cirino. Além do Comitê Gestor, participaram representantes discentes e 21 docentes que atuam na coordenação local dos CEDHs e dos Núcleos de Educação Especial e Inclusiva (Nespi), Núcleos de Educação Étnico-Racial (NERA) e dos Núcleos de Educação para Relações de Gênero (NERG).

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido Athayde Júnior; e a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Giselle Moura Schnorr; também acompanharam e participaram das atividades, uma vez que o Centro está vinculado com os setores da universidade.