Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CEDH promove discussão sobre acessibilidade na semana pedagógica dos sete campi da Unespar

Geral

CEDH promove discussão sobre acessibilidade na semana pedagógica dos sete campi da Unespar

Geral

por Paula Fernandes publicado: 21/02/2020 12h02 última modificação: 05/07/2022 08h28

O Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), juntamente com os seus Núcleos de Educação Especial Inclusiva (Nespi), de Educação para Relações Étnico-Raciais (Nera) e de Educação para Relações de Gênero (Nerg), em parceria com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), está desenvolvendo ações de reflexão, discussão e proposição sobre o tema da acessibilidade na universidade durante a Semana Pedagógica de 2020. Para elaboração das diferentes atividades realizadas nos sete campi da Unespar, foi proposta a adoção de uma visão ampla de acessibilidade, entendida como um caminho de autonomia a partir da conquista de condições de igualdade de oportunidades para o acesso, inclusão e permanência de grupos vulneráveis na universidade. “Essa visão de acessibilidade prevê o entendimento não apenas da sua dimensão arquitetônica, normalmente associada ao termo, mas também das dimensões atitudinal, comunicacional, instrumental, metodológica e programática, de modo transversal no âmbito do ensino, pesquisa e da extensão”, explica a coordenadora do CEDH, professora Andréa Sério. No campus Paranavaí, a atividade será desenvolvida na primeira semana de março.

A próxima ação para o desenvolvimento do Plano de Acessibilidade também acontecerá em março, em um encontro que reunirá as coordenações dos CEDHs locais, coordenações do Nespi, Nera e Nerg e as representações discentes dos sete campi da Unespar com lideranças de movimentos sociais para o planejamento de ações, incluindo a organização para a continuidade da implementação da política de cotas na Unespar e a análise das sugestões para que a universidade avance nas diferentes dimensões da acessibilidade, discutidas na semana pedagógica.

 

Recredenciamento Institucional

A Unespar passou no ano de 2018 pelo processo de Recredenciamento Institucional. Os trabalhos de análise foram desenvolvidos pela Comissão de Avaliação Externa, designados pela Resolução n° 80/2018 – SETI, de 6 de setembro de 2018. Entre as diversas contribuições realizadas pelo relatório de verificação da comissão de avaliação externa, foi recomendado a elaboração de um Plano Diretor de expansão e de desenvolvimento físico institucional em diversos aspectos, entre eles a acessibilidade. A partir dessa orientação, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) elaborou uma metodologia de trabalho prevendo duas fases de desenvolvimento. A primeira fase denominada de Estudos, Relatórios e Visão, está sendo desenvolvida pela Proplan por meio de uma pesquisa documental. O objetivo é elaborar um conjunto de documentos para análise de aspectos relacionados à infraestrutura da Unespar, da situação dos imóveis e das edificações e estimular a visão de futuro e prospecção dos cenários propostos, com visão para cinco, dez e 20 anos. A segunda fase, denominada de Planos Temáticos, busca viabilizar a infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, além de adequar a infraestrutura física às demandas apresentadas pelas políticas de acessibilidade e inclusão. Nessa fase o intuito é elaborar quatro planos temáticos, a saber, a Política de Imóveis e Programa de Necessidades, Plano de Gestão Ambiental, Plano de Investimentos e o Plano de Acessibilidade que está sendo desenvolvido com a colaboração do CEDH.

 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

 www.facebook.com/UnesparOficial

 www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo