Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CEDH recebe indicações para formação do comitê gestor nos campi

CEDH recebe indicações para formação do comitê gestor nos campi

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Centros locais vão atuar no atendimento das demandas dos campi

Os colegiados da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) devem indicar até o próximo dia 20, às direções de Centro de Área, os nomes dos docentes interessados em participar do Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior (CEDH). Os indicados vão integrar o comitê gestor e colaborar com a implantação dos centros nos campi (CEDH Local), bem como com a realização de atividades na comunidade acadêmica.

Para a constituição são necessárias indicações para diferentes funções. Entre elas, com carga de 4 horas semanais estão o coordenador do CEDH Local, o coordenador do Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG) e coordenador do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA). Depois, para 2 horas semanais existe a função de vice-coordenador do CEDH Local.

As organizações de representatividade discente constituídas em cada campus também deverão, neste mesmo período, indicar um representante para compor o Comitê Gestor do CEDH Local.

O Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (Nespi), que também prevê uma carga de 4 horas semanais ao responsável, é o único que não necessita de indicações e já está com as coordenações definidas. Os docentes indicados em cada campus para representar a área da Educação Especial na formação do GT de planejamento de ações para a implantação de políticas inclusivas da Unespar.

Criação local
Após o término do prazo, as direções dos Centros de Áreas deverão informar os componentes do Comitê Gestor do CEDH Local ao diretor de campus. Com isso, as direções de campus terão até 30 de novembro para criar, por meio de portaria, o CEDH Local com todos os integrantes indicados.

Conforme decisão da coordenação geral, o CEDH Local poderá ser criado pelo diretor do campus a partir da nomeação do coordenador, mesmo não havendo indicação e consequente nomeação de todos os demais representantes do comitê. Assim, os demais membros poderão ser inclusos a posteriori.

Após a nomeação do Comitê Gestor, as coordenações dos núcleos darão continuidade ao desenvolvimento dos mesmos, conforme demanda de cada campus e que poderão ser compostos por colaboradores docentes (2h/semanais), agentes, discentes e voluntários da sociedade.

CEDH
O Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior (CEDH) da Unespar é um órgão ligado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), criado pela Resolução 007/2016 do COU. A atuação articula ainda ações com as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

De acordo com as coordenadoras, professoras Andréa Sério Bertoldi e Roseneide Cirino, a proposta de criação dos CEDHs Locais é potencializar a acessibilidade educacional e social de grupos vulneráveis por meio de uma rede de relações intercampi que visa combater toda forma de violência sofrida por estes grupos, bem como, responder à urgência da necessidade de organização interna e de representatividade interinstitucional em defesa dos direitos conquistados por estes grupos, diante do atual contexto da Educação Pública brasileira.