Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CEPE aprova novos projetos políticos pedagógicos de 20 cursos

CEPE aprova novos projetos políticos pedagógicos de 20 cursos

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Conselheiros participaram da última sessão de 2017 no dia 19 de dezembro

Conselheiros participaram da última sessão de 2017 no dia 19 de dezembro

Na última sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), realizada em dezembro de 2017, antes de iniciar o recesso pedagógico, foram aprovados 20 novos projetos políticos pedagógicos de cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

As propostas deliberadas pelos conselheiros contemplam diversos campi e evidenciam os resultados do Programa de Reestruturação de Cursos de Graduação, processo de discussão coletiva coordenado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd).

O programa foi implantado com o objetivo de pensar ações para ampliar o acesso e a permanência dos estudantes, garantir a melhoria da qualidade do ensino e a formação dos acadêmicos já observando o processo de renovação do credenciamento da universidade.

Segundo a pró-reitora, professora Maria Simone Jacomini Novak, foi um trabalho que envolveu toda a comunidade universitária e as atividades continuam. “Agora formamos o Fórum Permanente de Graduação que tem a função de assegurar um espaço contínuo de atualização, formação e avaliação das atividades de ensino dos cursos da instituição”, lembra.

A sessão contemplou ainda a aprovação do novo regulamento do Programa de Iniciação Científica (PIC); a inclusão das disciplinas optativas na matriz do curso de Dança e a alteração na disciplina de trabalho de conclusão de curso de Artes Cênicas, ambos do campus de Curitiba II (FAP).

Novos projetos
Os cursos de Geografia (bacharelado) e Turismo e Meio Ambiente do campus de Campo Mourão obtiveram aprovação no projeto político pedagógico. Do campus de Curitiba I (Embap) o curso que apresentou e aprovou o projeto foi Artes Visuais. Já no campus de Curitiba II (FAP) a mudança atingirá os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança, Teatro, Música, Música Popular e Musicoterapia.

Outros cursos que terão novos projetos políticos pedagógicos no campus de Paranaguá são Ciências Biológicas (bacharel), História, Matemática e Pedagogia. Ainda, do campus de Paranavaí, estão Administração, Ciências Biológicas, Educação Física e Enfermagem.

A Escola Superior de Segurança da Academia Policial do Guatupê também apresentou e aprovou os projetos dos cursos bacharelados em Gestão de Prevenção e Resposta de Incêndios e Emergências e Segurança Pública e Cidadania.

Para consultar os projetos apreciados na sessão, acesse os documentos disponíveis na pauta do CEPE.