Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ceped/PR assina cooperação com o Conselho Regional de Psicologia

Ceped/PR assina cooperação com o Conselho Regional de Psicologia

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Assinatura entre as instituições foi realizada na sexta-feira, em Curitiba

Assinatura entre as instituições foi realizada na sexta-feira, em Curitiba

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisa Sobre Desastres (Ceped/PR) formalizou parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). Com a novidade, a entidade passa a integrar a Redesastre (Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica).

A assinatura do termo de cooperação técnica-científica entre as instituições aconteceu na sexta-feira (22), no gabinete do secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Élio de Oliveira Manoel. Assim, possibilitará a ampliação das atividades desenvolvidas pelo Centro.

Como explica o diretor do Ceped/PR, capitão Eduardo Gomes Pinheiro, a cooperação é importante e auxiliará no desafio de criar a subrede temática de psicologia voltada à Atenção Psicossocial e Saúde Mental em Desastres. “Esta é a primeira iniciativa do gênero a ser instituída no âmbito da Redesastre. A proposta é envolver psicólogos e professores de várias instituições e, por meio da subrede, tornar o Paraná mais resiliente”, argumenta.

Na ocasião, também participaram o vice-reitor da Unespar, professor Sydnei Kempa; o presidente do CRP-PR, João Baptista Fortes de Oliveira e o conselheiro tesoureiro, Francisco Mario Pereira Mendes; e a chefe de gabinete da Casa Militar, Major Andreia Lazzarotto.

Primeira ação
Até o final do ano já estão programadas cinco atividades, resultantes da cooperação, que envolverão psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais que atuam em caso de desastres. A primeira será neste sábado (30), no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, com a palestra “Prevendo a Resiliência das Comunidades em um contexto de Mudanças Climáticas”.

Para participar é necessário efetuar a inscrição gratuitamente em www.ensino.ceped.pr.gov.br. A palestra será proferida pelo professor da Universidade de Lisboa, José Palma-Oliveira, das 9h30 às 12 horas.