Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chamada própria para pesquisas de docentes supera expectativas

Chamada própria para pesquisas de docentes supera expectativas

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
R$ 400 mil é a demanda para atendimento de todas as propostas, dobro do esperado

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), reservou R$ 200 mil em recursos próprios para uma chamada que visa o fortalecimento da pesquisa junto aos docentes que integram o quadro efetivo. Encerrado o período de inscrições a pró-reitoria destaca que o número de projetos submetidos superou as expectativas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, ressalta que essa é a primeira grande ação desenvolvida pela PRPPG que envolve um alto valor específico para a produção de pesquisa na e da instituição. “Se considerarmos a quantidade de submissões recebidas seria necessário R$ 400 mil para atender toda a demanda”, avalia.

O edital foi produzido nos moldes dos processos realizados pela Fundação Araucária e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agências de fomento à pesquisa em nível estadual e federal. Para participar, os professores deveriam possuir o título de doutor e ter atuação em regime de trabalho de 40 horas ou com Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (TIDE).

Segundo Mezzomo, a grande novidade do edital foram os eixos de divisão. Um deles, pesquisa universal, era possível apresentar propostas de até R$ 8 mil vinculada a qualquer área do conhecimento. A outra modalidade, pesquisa temática, foi criada para incentivar a investigação sobre a Unespar em propostas de até R$ 10 mil.

Como destaca o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, o edital foi amplamente divulgado e pelo número alcançado demonstra que o objetivo inicial foi alcançado. “Conseguimos mobilizar os professores e percebemos o envolvimento dos mesmos com a pesquisa. Isso é importante, pois é o reflexo do amadurecimento da produção científica, elemento que constitui a universidade”, pontua.

Os projetos submetidos passarão pelo processo de homologação, análise e julgamento até a divulgação das aprovações.