Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciclo online de conversas sobre Ciência é realizado pelo campus União da Vitória

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 15/06/2020 17h39 última modificação: 05/07/2022 08h28

O colegiado de Ciências Biológicas do campus União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai realizar um Ciclo de Conversas sobre Ciência: a Ciência em nosso cotidiano. O ciclo acontecerá online e é uma iniciativa dos projetos de extensão Diálogos sobre a Ecotox! e Clube de Ciências da Unespar. Atualmente, por conta da pandemia por causa do COVID-19, o formato das conversas foi alterado para o ambiente online, via Youtube.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UNESPAR

O objetivo é dialogar com a comunidade sobre os efeitos danosos e quase irreversíveis da poluição aquática, além de pontuar a importância da Ciência e do protagonismo do Ensino Superior no desenvolvimento de pesquisa no Brasil.

Os diálogos também irão refletir o papel da mulher no desenvolvimento de pesquisas na área ambiental, valorizando os destaques de profissionais das últimas décadas, com considerações sobre os desafios já superados e os que virão.

Clube de Ciências Unespar

O projeto de extensão promove atividades desde 2018 no campus União da Vitória. O objetivo é aproximar os estudantes em idade escolar da universidade, afim de despertar o interesse científico. Os estudantes também são desafiados a desenvolver pensamento crítico, criatividade e colaboração. As atividades experimentais são ministradas pelos monitores discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.

Diálogos sobre a Ecotox!

O projeto de extensão visa trabalhar a educação ambiental com crianças e agricultores, utilizando as ferramentas e produções originais da ecotoxicologia, essencial no cenário de poluição aquática atual. O projeto visa contribuir com a conscientização, educação e divulgação dos efeitos da poluição aquática e demonstrar o papel relevante da ciência no dia a dia da sociedade, envolvendo conversas entre pesquisadores e comunidade da região do Médio Iguaçu.

Programação

25 de junho (19h30min) – Biomarcadores e sua aplicabilidade em Ciências Ambientais, com a professora Izonete Cristina Guiloski, do Intituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À LIVE DO DIA 25 DE JUNHO

02 de julho (19h30min) O papel das aulas de Biologia para a formação emancipadora do indivíduo enquanto cidadão, com os professores Giovani Cimbaluke e Luiz Antônio de Oliveira, da Secretaria Estadual do Paraná