Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CNPq amplia bolsas de iniciação científica da Unespar

CNPq amplia bolsas de iniciação científica da Unespar

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Programa permite que estudantes da graduação iniciem na pesquisa e compartilhem resultados obtidos

A atual edição do Programa de Iniciação Científica (PIC), realizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), recebeu um aumento de 6% na cota de bolsas ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), professor Frank Antonio Mezzomo, o acréscimo superou as expectativas e é motivo de comemoração tendo em vista que a agência efetuou um corte médio de 25% nas bolsas destinadas às universidades brasileiras. “Neste momento, nossa situação é mais confortável em comparação com outras universidades. Em algumas instituições houve um corte de 100% das bolsas”, comenta.

Nesta semana a Fundação Araucária também divulgou o resultado da chamada que vai repassar R$ 720 mil para Unespar e garantir 150 bolsas para o PIC. Somados, os recursos disponibilizados pelas duas agências de fomento permitirão atender 100% das solicitações apresentadas pelos professores orientadores e acadêmicos.

Mezzomo salienta que os resultados são reflexos das ações do programa, que envolve, entre outras atividades a elaboração de regulamentos e editais para padronizar e qualificar o processo de seleção; atendimento às exigências das agências de fomento; dedicação e trabalho dos comitês de Iniciação Científica dos campi em parceria com a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. “Devemos comemorar, sem contudo, deixar de trabalhar para ampliar e consolidar a pesquisa em nossa universidade. Para isso, precisamos manter a boa avaliação com o comitê externo e a seriedade na organização e condução dos trabalhos”, acrescenta.

O Programa de Iniciação Científica beneficia os acadêmicos dos cursos de graduação com uma bolsa mensal de R$ 400. Quem não faz o pedido de bolsa, também participa de atividades de pesquisa junto ao programa de forma voluntária.

PIC
Neste biênio a Unespar aprovou 224 projetos, entre bolsistas e voluntários, na chamada interna do PIC. O número representa um crescimento de 7,7% no programa da instituição. Os projetos foram iniciados no dia 1º de agosto e serão concluídos em 31 de julho de 2017.

A Iniciação Científica é o primeiro passo na carreira de um cientista ou de um pesquisador. Entre os vários objetivos do programa estão a preocupação em despertar a vocação científica entre estudantes de cursos de graduação e desenvolver o pensamento e a prática científica, artística e cultural.