Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colóquio nacional debate questões sobre cultura e poder na Unespar

Colóquio nacional debate questões sobre cultura e poder na Unespar

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Professora da Universidade Federal do Ceará participou da abertura do evento

Professora da Universidade Federal do Ceará participou da abertura do evento

Pesquisadores, professores e acadêmicos de diferentes instituições participaram, no campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do VI Colóquio Nacional Cultura e Poder. Mesas redondas, conferência, sessões de comunicação e workshop foram realizados na programação que aconteceu durante três dias, de 25 a 27 de abril.

A abertura contou com a presença da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), doutora Julia Miranda, que falou sobre religião, política e espaço público em mesa redonda mediada pelo professor da Unespar, Frank Antonio Mezzomo.

No segundo dia, a programação começou com o workshop “O trabalho de campo na pesquisa qualitativa” ministrado pela professora cubana Olga Alicia Gallardo da Universidad de Holguin. No período da tarde foram compartilhados os resultados de diversos trabalhos nas sessões de comunicação e no período noturno aconteceu a mesa redonda intitulada “Juventude e Participação”. A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora Claudia Mayorga, e o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Paulo Carrano, foram os convidados para abordagem sobre o assunto.

O encerramento, na quinta-feira (27), foi com a conferência “Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: consolidação e desafios”. O evento também marcou o início das atividades de 2017 do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e teve a participação da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora Joana Maria Pedro.

O Colóquio é promovido pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder da Unespar. Segundo Mezzomo, o evento objetiva dar continuidade às discussões sobre pesquisas que tenham como eixo central Cultura e Poder, bem como divulgar e incentivar o trabalho de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.