Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com cota da Fundação Araucária, Unespar poderá financiar quase 85% dos projetos de pesquisas que solicitaram bolsas

Geral

Com cota da Fundação Araucária, Unespar poderá financiar quase 85% dos projetos de pesquisas que solicitaram bolsas

Geral, Pesquisa

publicado: 10/08/2020 11h51 última modificação: 05/07/2022 08h28

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) contará com bolsas da Fundação Araucária para os seus programas de iniciação científica. Ao todo, a agência de fomento confirmou 153 bolsas, três a mais que no ano anterior. Por decisão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), responsável pelos programas, 150 bolsas serão destinadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e outras três ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). 

Além da cota anunciada pela Fundação Araucária, de acordo com os resultados preliminares, a Unespar conta com mais 26 bolsas do CNPq - sendo duas destas inéditas, destinada a ações afirmativas - e, ainda, mais 20 bolsas financiadas pela própria universidade, das quais 10 são para para Pibic e 10 para Pibiti, totalizando 199 bolsas

Para a diretora de pesquisa da PRPPG, professora Adriana Beloti, os resultados de 2020 indicam o crescimento qualitativo das pesquisas desenvolvidas na instituição, a organização do Programa de Iniciação Científica, por meio de editais, seleção objetiva e atuação do CALIC, cujos dados são informados nas chamadas e apresentam-se, em certa medida, consolidados nas cotas a mais de 2020. “Os projetos e grupos de pesquisa são fundamentais para as orientações de iniciação científica e tecnológica, impactando nos resultados do grupo e na formação dos pesquisadores iniciantes”, destaca.

O quantitativo será suficiente para financiar quase 85% dos 236 projetos de pesquisa que solicitaram bolsas. De acordo com a PRPPG, os programas de iniciação científica e tecnológica edição 2020-2021 contaram com 303 projetos aprovados, sendo 273 projetos do Pibic e 30 projetos do Pibiti. Destes, 210 projetos do Pibic solicitaram bolsas, enquanto do Pibiti, foram 26 solicitações. 

Segundo a diretora, a implantação das bolsas ocorrerá mediante a assinatura do convênio entre a agência e a instituição.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo