Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comemorar os frutos, preparar para semear: uma mensagem da Unespar para 2019

Comemorar os frutos, preparar para semear: uma mensagem da Unespar para 2019

geral

publicado: 21/12/2018 17h30 última modificação: 05/07/2022 08h27

O ano de 2018 foi turbulento para o Brasil, especialmente para o campo da Ciências e da Educação, áreas em que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) atua diretamente por meio de seus  campi e escola. Em agosto, importantes agências de fomento à pesquisa alertaram sobre o impacto negativo dos cortes em seus orçamentos e, em outubro, assistimos a grande parte do registro da história brasileira acabar em cinzas junto ao Museu Nacional no Rio de Janeiro. Contudo, apesar das perdas lamentáveis e mesmo com todas as dificuldades orçamentárias, a Unespar vem avançando em sua missão.

No ano em que comemoramos cinco anos de credenciamento, conseguimos, neste curto período de vida enquanto universidade, elevar em 157% o número de docentes doutores na instituição, fruto de nosso planejamento e política prioritária de liberar docentes para qualificação. O aumento reflete na ampliação ano a ano no número de projetos de pesquisas, na melhoria da Iniciação Científica, dos cursos de graduação e no crescimento dos cursos de pós graduação. Só em 2018, implementamos três novas graduações - Direito, em Paranavaí, Engenharia de Produção, em Paranaguá, e Museologia, no campus Curitiba I - e obtivemos a aprovação de mais seis cursos de mestrado.

Na infra-estrutura, por meio de convênios, chamadas, verbas de emendas parlamentares e outras ações, conseguimos instalar as salas de videoconferência nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí e União da Vitória, deixar preparada a instalação nos campi de Curitiba e retomar a construção do novo campus de Campo Mourão, localizado às margens da BR-369, e a cessão, por parte do governo estadual, do Espaço Liberdade, que passa a comportar a nova sede do campus Curitiba I/Embap.

Outras conquistas ainda merecem ser citadas, como a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional, documento elaborado coletivamente e que norteia as ações e políticas da Unespar até 2020, a criação do GT de Assuntos Estudantis, que aproximou a gestão aos estudantes dos campi, e o cumprimento das metas de audiências públicas, as quais proporcionaram a adoção de políticas como a matrícula em disciplinas isoladas e a flexibilização das matérias em regime de dependência.

É de se registrar ainda que consolidamos nossa política de enfrentamento aos preconceitos, melhorando ferramentas de combate ao assédio, assumindo posições objetivas frente aos problemas nacionais e definimos uma agenda para implantação de cotas na Unespar.

Conquista de todos e todas, acreditamos que estes frutos devem sim ser comemorados, sem que nos esqueçamos que o momento também pede esforço, determinação e coragem para plantar novas sementes, interpretar a conjuntura e transformá-la. Desejamos a todas e todos um ótimo fim de ano e que em 2019 possamos continuar fazendo da educação pública e gratuita o objetivo da nossa luta.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/