Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão discute datas para o vestibular da Unespar

Comissão discute datas para o vestibular da Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Comissão antecipa previsão de datas para o vestibular 2017

Comissão antecipa previsão de datas para o vestibular 2017

A realização do vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que visa a seleção dos novos estudantes para o ano letivo de 2017, já está em discussão. Os integrantes da Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV) estiveram reunidos no campus de Campo Mourão na última sexta-feira, 13, quando iniciaram as definições das datas para o processo seletivo.

A previsão é que as inscrições sejam realizadas durante 45 dias a partir de julho somente por meio do endereço vestibular.unespar.edu.br. A taxa para participar da seleção deve ser R$ 100 e ainda haverá a possibilidade de isenção da inscrição para candidatos que atenderem aos requisitos apresentados no edital.

A comissão antecipou que a expectativa é de que as provas sejam aplicadas no mês de outubro. No entanto, ressalta que as datas exatas só serão divulgadas após a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Avaliação
Os representantes dos campi que participam da comissão do vestibular aproveitaram a reunião para compartilhar as avaliações realizadas com base no último processo seletivo, realizado nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. No geral, todos concordaram que o vestibular ocorreu com tranquilidade e sem problemas considerados anormais.

Segundo a presidente da comissão, Neusa Coppola, o número de ocorrências foi baixo e a maior parte dos registros foi de situações que se repetem em todos os concursos como falta de documentação e alguns atrasos. Por outro lado, o ponto alto foi o fato de não haver questões anuladas.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, existe uma preocupação da universidade com a lisura e transparência de todo o processo. “O vestibular é um grande evento e o cartão de visita da universidade o qual não tem tido grandes problemas que cause efeito negativo ao nome da Unespar e à seleção como um todo”, argumenta.

Unespar
A Universidade Estadual do Paraná tem sede em seis municípios e possui sete campi – Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Atualmente, são ofertados 68 cursos gratuitos de graduação e as vagas são preenchidas por meio do vestibular próprio e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Unespar é a terceira maior universidade estadual com uma média de 12 mil alunos. Devido a distribuição geográfica, atinge 150 municípios que somam mais de 4 milhões de pessoas. Conforme destaca o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, o compromisso da instituição é com uma formação humana e profissional de qualidade.