Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa da Unespar obtém registro e já está apto a receber projetos

Geral, Pesquisa

publicado: 08/03/2019 10h04 última modificação: 05/07/2022 08h27

Em mais um passo rumo à sua consolidação enquanto universidade, no dia 22 de fevereiro a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) obteve, por meio de autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), o Registro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-9247) da instituição junto ao Sistema Plataforma Brasil. A coordenação do órgão ficou a cargo da professora Maria Antonia Ramos Costa.

“Desde a criação da universidade esta era uma grande necessidade da instituição e é uma das metas do PDI que nós conseguimos atingir. Após dois anos trabalhando em cima disso conseguimos a autorização para implantarmos o nosso comitê”, comemora do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Alexandre Molena.

O CEP informa que já está apto a receber os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos. Os projetos devem ser inseridos na Plataforma Brasil. Para tanto os docentes/pesquisadores necessitam fazer seu cadastro na plataforma e vincular a Unespar como instituição proponente no seu perfil. Informamos ainda que o acesso ao CEP-UNESPAR será por meio do link http://prppg.unespar.edu.br/cep contendo todas a informações/documentos necessários para o cadastro dos projetos de pesquisa.

Consulte aqui as INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA

ENVOLVENDO SERES HUMANOS AO CEP UNESPAR

O Comitê de Ética em Pesquisa

O CEP é um colegiado multi e transdisciplinar, independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Resolução nº 466/12 Conselho Nacional de Saúde).

O comitê é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está baseado nas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e brasileiras (Res. CNS 466/12 e complementares). De acordo com estas diretrizes: “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP”

As atribuições do CEP são de papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/