Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade universitária pode acessar Portal de Periódicos da Capes

Comunidade universitária pode acessar Portal de Periódicos da Capes

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Acesso ao portal é disponível apenas nas redes wifi e por cabo dos campi da Unespar

Professores, pesquisadores e estudantes que fazem parte da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) podem acessar o conteúdo do Portal de Periódicos da Capes. A plataforma online atua no sentido de democratizar as informações científicas que são produzidas e publicadas internacionalmente em mais de 37 mil periódicos.

A ferramenta foi disponibilizada para a comunidade universitária neste ano após articulação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dentre as diferentes bases, o conteúdo da Science Direct e da Scopus podem ser consultadas.

Como explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, as bases foram liberadas com base nos programas de pós-graduação stricto sensu ofertados na instituição – atualmente são três em plenas atividades. “Com o portal, os usuários podem ter contato com a literatura oriunda dos principais centros de produção de ciência na atualidade. Essa conquista só foi possível por sermos uma universidade e seguirmos as políticas da Capes”, salienta lembrando que a missão do Portal de Periódicos da Capes é fortalecer os programas de pós-graduação brasileiros.

Acesso
As publicações científicas do portal podem ser acessadas exclusivamente pelo site www.periodicos.capes.gov.br. O uso é livre e gratuito para os usuários da Unespar. Para isso, os interessados precisam fazer as consultas e leituras utilizando as redes wifi ou por cabo da própria universidade e nos prédios da instituição.

Para os campi de Paranaguá e União da Vitória, como os contratos com os provedores de Internet não estão vinculados à Unespar, a Capes ainda não liberou o acesso. No entanto, a universidade está trabalhando com a coordenação para resolver o problema e liberar a utilização para todos os sete campi.