Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congresso vai debater a redução de riscos de desastres em outubro

Congresso vai debater a redução de riscos de desastres em outubro

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Evento é uma realização da Unespar, Ceped/PR e Universidade Positivo com apoio de diversas instituições

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR), e em parceria com a Universidade Positivo (UP) realiza entre os dias 12 e 15 de outubro o I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres. O evento tem como objetivo promover o trabalho em rede e o intercâmbio de informações e troca de experiências a partir da temática “A Pesquisa e o Ensino em RRD no Brasil e o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030”.

A programação acontecerá na Universidade Positivo, em Curitiba, e contará com a realização de palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos. O público-alvo é formado por representantes de instituições públicas e privadas, universitárias ou institutos de pesquisa, empresas privadas e instâncias governamentais das áreas afins, entre outros.

De acordo com a diretora acadêmica do CEPED e professora da Unespar, Danyelle Stringari, o evento será um marco para a pesquisa em redução do risco de desastres no Brasil. “O congresso representa o desafio de estruturarmos e oficializarmos uma Rede de Pesquisas e Ensino que possa trabalhar de forma cooperativa no nível nacional”, salienta anunciando a proposta de criar, durante a programação, a Rede Brasileira de Pesquisa em RRD, que pretendem vincular ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Inscrições
Para participar é necessário efetuar a inscrição por meio da página do evento em www.congressorrd.org até 07 de outubro. Após a data, as inscrições serão realizadas somente na hora.

Os interessados em apresentar trabalhos podem submeter as propostas até o dia 31 de agosto. Os trabalhos serão divididos em seis eixos temáticos que contemplam a discussão de assuntos como deslizamentos e alagamento; mudanças climáticas e eventos extremos; epidemias e outras ameaças para a saúde pública; incêndios urbanos; transporte de substâncias perigosos; técnicas para análises de risco; uso e ocupação do solo; políticas públicas; complexidades da comunicação de riscos; programas e ações educativos; voluntariado; organizações não governamentais; sistemas de informação geográfica; entre outros.

Mais informações podem ser obtidas no próprio site do congresso ou diretamente pelo telefone (41) 3350-2793.

Ceped/PR
O Paraná é sede do primeiro Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR) que agrega e forma uma rede de universidades cooperadas públicas e privadas em torno das necessárias ações para a redução de riscos de desastres. O órgão é um dos resultados da reestruturação do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil criado pelo Decreto Estadual nº 9.557, de 6 de dezembro de 2013.

O Centro está vinculado academicamente à Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e consiste num órgão de assessoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), inserindo-se diretamente na estrutura da Casa Militar, relacionando-se também com o Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil – (Ceprodec), com a Divisão de Proteção e Defesa Civil (DPDC) e com as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Corpdec).