Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Universitário homologa resultado da eleição da reitoria

Conselho Universitário homologa resultado da eleição da reitoria

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Conselheiros aprovaram resultado por unanimidade

Em sessão realizada nesta quinta-feira, 10, no campus de Campo Mourão, o Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aprovou por unanimidade a homologação do resultado da eleição de reitor e vice-reitor. O processo de consulta foi realizado no dia 27 de setembro, com a participação da comunidade acadêmica de todos os campi.

Conforme relatório apresentado pela Comissão Eleitoral Central (CEC) e parecer da Procuradoria Jurídica (Projur), a chapa Unespar de Todos Nós, representada pelos professores Antonio Carlos Aleixo e Sydnei Kempa, foi proclamada com 55,74% dos votos válidos. A chapa Unespar Integrada: Pública, Plural e Democrática, representada pelos professores Elias de Souza Júnior e Caio Nocko, atingiu 44,26% dos votos.

No total, foram registrados 723 votos válidos de docentes, 138 de agentes universitários e 3.099 de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação. Os agentes universitários representaram a categoria com maior adesão no processo. Por outro lado, 28,5% dos professores e 70,65% dos estudantes não participaram.

Todo o processo com o nome dos candidatos eleitos será encaminhado para a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e para o governador, Beto Richa, que é responsável pela assinatura e publicação da portaria de nomeação que prevê mandato de quatro anos.

Vagas Conselhos
Na sessão, os conselheiros também discutiram sobre o preenchimento de vagas remanescentes no próprio COU e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A deliberação é para que sejam realizadas novas eleições onde houver necessidade. A decisão indicou ainda que caberá ao gabinete da reitoria fazer as orientações e estabelecer as datas para o processo nos campi.