Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consolidação e ampliação da pós stricto sensu é meta da PRPPG

Consolidação e ampliação da pós stricto sensu é meta da PRPPG

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Pró-reitora vê a pesquisa e a pós-graduação como áreas fundamentais para ampliar o reconhecimento acadêmico da Unespar

Com as metas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) encerramos, nesta semana, a série de publicações em que apresentamos a administração superior da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para os próximos anos.

A professora Yeda Maria Pereira Pavão, vinculada ao curso de Administração do campus de Campo Mourão, é quem assumiu a responsabilidade da gestão da pasta neste ano. Desde 1995 atuando na instituição, já desempenhou as funções de coordenadora do curso e chefe do departamento de Administração, foi responsável pela comissão do vestibular e coordenou o Centro de Informática.

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Administração e Turismo pela Univali, ainda integra o grupo de pesquisa Estudos Regionais: Geo-Histórico, Sócio-cultural, Econômico, Educacional e Ambiental (GERA) e desenvolve pesquisas relacionadas à gestão.

Como cita, a participação orientando projetos de iniciação científica dos acadêmicos é uma prática que vem realizando constantemente. Neste sentido, destaca o programa como uma importante ação que estimula a pesquisa e a formação de pesquisadores na instituição. Portanto, um dos objetivos ligado à área é a revisão do regulamento existente na universidade. O trabalho já foi iniciado com os membros do Comitê Assessor Local de Iniciação Científica (Calic) e deverá contar com sugestões dos colegiados de curso e direções dos centros de áreas. A proposta é que a revisão considere as experiências internas dos últimos anos para garantir maior apoio junto aos órgãos de fomento.

Entre os desafios também está a necessidade de um diagnóstico detalhado das atividades e de novas rotinas que possam subsidiar as discussões internas e os programas de pós-graduação stricto sensu em andamento ou em fase de criação. Segundo Yeda, a pró-reitoria necessita desse cuidado visando à consolidação dos quatro programas de mestrado existentes, bem como a abertura de novos cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado.

Outras metas da PRPPG são regulamentar a pesquisa na universidade e possibilitar ações de incentivo e apoio, a fim de fomentar o desenvolvimento dos grupos de pesquisas já constituídos nos campi.

Conforme reforça Yeda, todas as metas estão em consonância com o plano de gestão da reitoria e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que está em discussão pela comunidade interna. “Estamos pensando na pesquisa e na pós-graduação como áreas fundamentais para ampliar o reconhecimento acadêmico das diferentes áreas da Unespar”, completa.