Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar e UNJu na Oficina de Música de Curitiba

Unespar e UNJu na Oficina de Música de Curitiba

Geral, Extensão

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

A partir de um convênio entre a Universidade Estadual de Paraná (Unespar) e a Universidad Nacional de Jujuy  (UNJu), por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a 35º Oficina de Música de Curitiba receberá seis músicos de Jujuy - Argentina para a apresentação do espetáculo “Jujuy, esa azul lejanía” na Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) no dia 04 de fevereiro, domingo, às 11 horas. O grupo é composto pelos artistas argentinos Noelia Gareca, Nora Benaglia, Cecília Palácios, Daniel Quiroga, Fabián Kingard e Franco Paredes, que também ministrarão duas tardes de curso sobre a música jujeña na programação da Oficina.

Objetivos do curso:

• Conhecer as expressões musicais jujeñas mais representativas

• Experimentar e Interagir vocal e instrumentalmente os ritmos e melodias do cancioneiro folclórico jujeño. Interpretar formas musicais jujeñas que serão propostas nesta oficina

Conteúdo Programático:

COPLA: Estrutura formal literaria – escala tritónica: uso e improvisação – ritmo e acompanhamentos usuais. – características e técnica vocal empregada.

SIKUREADA: Instrumentos utilizados e suas características – modo de execução: trenzado – acompanhamentos rítmicos usuais.

ANATEADA: Características dos instrumentos de sopro – forma de execução e intervenção musical.

FORMAS /ESPECIES MUSICAIS JUJEÑAS: características musicais (ritmo – formas – harmonía – timbres) do bailecito, cueca e carnavalito.

Em cada encontro se realizará uma breve apresentação das formas e espécies jujeñas a se desenvolver e os alunos interpretarão as mesmas com seus respectivos instrumentos.

Serviços:

Apresentação - JUJUY, ESA AZUL LEJANÍA

Data: 04 de fevereiro (domingo)

Local: UNILIVRE - Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho, Curitiba

Gratuito

Mais informações: http://www.oficinademusica.org.br/eventos/2018/02/04

Curso - EXPRESSÕES MUSICAIS JUJEÑAS

Datas: 05 e 06 de fevereiro

Horários:

Dia 05: 14h00 às 17h00

Dia 06: 14h00 às 16h00

Local: PUC-PR - R. Imac. Conceição, 1155 - Prado Velho, Curitiba