Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cooperação internacional: mestranda do campus Curitiba II/FAP realiza ações com crianças refugiadas em Atenas

Geral, Pesquisa

por Paula Fernandes publicado: 31/07/2019 19h19 última modificação: 05/07/2022 08h27

A mestranda Patrícia Machado, do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Artes (PPGARTES) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/FAP, está em Atenas, na Grécia, para realizar um compartilhamento de experiências metodológicas do seu projeto de pesquisa. "Venho desenvolvendo uma performance em dança que se chama Visita Guiada, há mais ou menos sete anos, como bailarina e, nos últimos anos, tenho desenvolvido uma metodologia de criação da performance, que tive a oportunidade de fazer com algumas crianças em situação de risco e vulnerabilidade social", explica Patrícia.
O convite partiu do Programa de Mestrado em Anteopologia da Dança da Universidade Clermont Auvergne, na França, juntamente com a organização sem fins lucrativos The Home Project, que abriga crianças refugiadas em Atenas, na Grécia. Patrícia e sua orientadora, a professora Andrea Sério Bertoldi desembarcaram nesta quarta-feira, 31 de julho, em Atenas e permanecem até o dia 10 de agosto realizando o projeto. "O meu interesse na pesquisa é desenvolver como um processo de criação em dança é um processo de ensino e aprendizagem", comenta a mestranda. Para ela, ter a oportunidade de continuar desenvolvendo seu projeto com crianças em situação de vulnerabilidade social é um grande incentivador para a continuidade da pesquisa. "Há alguns anos eu venho desenvolvendo pesquisas sobre migração e refúgio e quando eu vi que tinha a oportunidade de unir o desenvolvimento do meu projeto de pesquisa em performance com crianças em situação de refúgio, para mim foi um grande motivador", salienta.

Cooperação Internacional
O acordo foi o primeiro formalizado pelo PPGARTES e envolve as pesquisas “The Activist Body: in search of a methodology for dance based engagement with unaccompanied chindren in Athens” ("O corpo ativista: em busca de uma metodologia para o envolvimento baseado em dança com chindren desacompanhada em Atenas", em tradução livre), desenvolvida no Programa de Mestrado da Universidade francesa e o estudo: “Visita Guiada: a performance de si como processo de ensino-aprendizagem em dança”, desenvolvido no PPGARTES.
O objetivo do Visita Guiada é aproximar artistas e público e já foi realizado com artistas da dança em diferentes países. Nessa performance, os artistas dançam muito próximos fisicamente do público, ao som de suas próprias vozes que revelam, de modo poético, informações sobre si mesmos, criando um campo de afetividade e empatia entre público e artista. "Desde de 2017 o procedimento passou a ser desenvolvido com crianças em situação de vulnerabilidade no Brasil e no Haiti, com o objetivo de ampliar a percepção dessas crianças sobre si mesmas, por meio de uma metodologia de ensino e aprendizagem que cria condições de coexistência entre as características individuais e coletivas, como físicas, emocionais, culturais, identificadas por cada criança, e a re-elaboração ou re-invenção das mesmas durante o processo de criação artística da performance", salienta Andrea.
Em Atenas, a intenção é proporcionar, às crianças, um contato com a dança baseado em conceitos de desenvolvimento humano como curiosidade, inventividade, empatia e afeto, para ampliar as possibilidades de percepção delas mesmas e do mundo ao seu redor. "Assumimos que a aprendizagem é um processo de invenção, de problematização da realidade e é estimulado por meio de procedimentos de criação artística que promovem o encontro lúdico e inventivo da criança consigo mesma, com outras pessoas, outras culturas e linguagens artísticas, aproximando-as e possibilitando o empoderamento individual e a criação de novos conhecimentos coletivos em arte", completa a professora.