Você está aqui: Página Inicial > Notícias > COU aprova Projeto Político Institucional da Unespar

COU aprova Projeto Político Institucional da Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

O Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aprovou em sua última reunião, no dia 04 de abril no campus de Apucarana, o Projeto Político Institucional (PPI) da Unespar. Instrumento norteador das ações políticas e pedagógicas da universidade, o documento foi organizado e apresentado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) como uma atualização do PPI elaborado coletivamente em 2012, quando foi aprovado pelo Conselho Universitário Provisório da instituição.

Na nova versão, o PPI representa a carta magna da constituição pedagógica de uma proposta educacional para uma instituição que se caracteriza por sua natureza multicampi e multirregional, com fortes compromissos com o desenvolvimento integrado e articulado entre as diferentes regiões do estado do Paraná onde se faz presente, a partir das Faculdades que lhe deram origem.

Neste sentido, o documento reforça os princípios da Unespar como instituição social, pública, gratuita, laica e autônoma, tendo a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão como fundamento metodológico. Destaca também a contínua luta pela garantia de acesso e permanência no ensino superior; a busca por uma formação integral, humana e profissional, que contribua para o processo de emancipação social, e a garantia de produção e socialização de conhecimentos relevantes para a formação dos estudantes.

Para tanto, a instituição tem adotado estratégias e promovido discussões para a flexibilização dos componentes curriculares, visando a aproximação entre seus cursos e a organização de disciplinas comuns com temáticas de conhecimento geral, possibilitando que estudantes de diferentes cursos compartilhem das mesmas discussões.

Conforme destaca a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Simone Novak, as alterações realizadas são fruto de uma série de reuniões do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação, bem como das reuniões administrativas e dos conselhos superiores. “São inserções que consideram o que a comunidade acadêmica vivenciou na experiência desses cinco anos como Universidade”, complementa.