Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cresce o número de candidatos no vestibular da Unespar

Cresce o número de candidatos no vestibular da Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
No ano passado 6103 candidatos participaram do vestibular da Unespar

O vestibular que selecionará os novos alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para ingresso no início de 2016 cresceu 15,1%. O resultado é referente a comparação com o mesmo período do ano passado, quando a instituição realizou a primeira edição unificada. Neste ano, serão 7.030 candidatos concorrendo 1.700 vagas em 67 cursos de graduação.

Dentre os sete campi da Unespar, o campus de Curitiba II registrou o maior número de inscritos, um total de 1.442. Na sequência estão os campi de Paranavaí (1.401), Paranaguá (1.219), Campo Mourão (962), Apucarana (901), União da Vitória (652) e Curitiba I (453).

Os locais de provas serão divulgados, no site do vestibular, a partir de 22 de janeiro de 2016. Os candidatos participam das provas nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no período da tarde. No primeiro dia será aplicada a prova de conhecimentos gerais e a redação. No segundo, será a prova vocacionada no qual o candidato resolve as questões em conformidade com o curso escolhido.

Quem concorre vagas para os cursos de Artes Cênicas, Bacharelado em Música Popular, Canto, Composição e Regência, Dança, Licenciatura em Música e Superior de Instrumento terá a segunda fase de seleção com os teste de habilidades específicas. No campus de Curitiba I as provas serão nos dias 22 e 23 de fevereiro e no campus de Curitiba II entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

Candidato por vaga – No cálculo que divide os inscritos pelo número total de vagas disponíveis em cada unidade, o resultado alcançado é de 6,4 candidatos por vaga no campus de Curitiba II, 5,4 no campus de Paranaguá, 4,51 no campus de Paranavaí e 3,57 no campus de Apucarana. O campus de Campo Mourão apresenta uma concorrência de 3,31 candidatos por vaga seguido pelos campi de União da Vitória com 3 inscritos por vaga e Curitiba I com 2,4. A concorrência dos candidatos por curso ainda não foi divulgada pela Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV).

Adaptação – O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, lembra que neste ano a data do vestibular foi alterada em função da greve e adequações do calendário escolar da rede pública de educação do Paraná. “A maior parte dos nossos alunos são oriundos da escola pública, por isso consideramos pertinente a mudança para evitar prejuízos aos estudantes do Ensino Médio”, detalha.

No ano passado, as inscrições do vestibular da universidade aconteceram entre setembro e outubro e as provas foram realizadas na segunda quinzena de novembro. Para 2016, a previsão é que os prazos sejam normalizados.