Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Criação de dois novos cursos está em análise na Unespar

Criação de dois novos cursos está em análise na Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Campus de Paranavaí está propondo o curso de Direito

Campus de Paranavaí está propondo o curso de Direito

Estão em tramitação interna as análises sobre a viabilidade para implantação de dois novos cursos de graduação na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Um deles é o de bacharelado em Direito, no campus de Paranavaí. Uma comissão assessora foi instituída pela reitoria com o objetivo de avaliar os aspectos pedagógicos e administrativos do projeto.

Os professores Irene Brzezinski Dianin e Daniel Matheus Gomes foram os responsáveis por visitar o campus a fim de discutir a proposta do novo curso e subsidiar o parecer emitido para a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e demais pró-reitorias da instituição. “O relatório pode vir a ensejar ajustes por parte do Centro de Área e Campus proponentes. Procedidos os ajustes necessários a proposta poderá ser pauta dos conselhos superiores que possuem a responsabilidade de votar pela criação ou não do curso”, detalha o pró-reitor, Mário Cândido de Athayde Júnior.

A proposta é um anseio antigo da comunidade de Paranavaí e região. O diretor do campus, professor Elias de Souza Júnior, lembrando o projeto elaborado e apresentado para a reitoria, salienta que já existe uma estrutura disponível que possibilita a criação do curso.

Segundo o diretor, a princípio não existirá impacto financeiro para a instituição. “O corpo docente do campus é capaz de atender as demandas e inicialmente não será necessário ampliar o número de professores. Como o curso será diurno, temos salas suficientes para acomodar as turmas e já dispomos de espaço para instalação do Núcleo de Prática Jurídicas, para realização de simulados, entre outros”, afirma.

Museologia
O outro curso em análise envolve o campus de Curitiba I. Em fase pouco mais adiantada – com pareceres favoráveis da comissão assessora, Prograd e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) – a Unespar estuda a implantação do curso de Museologia. Internamente ainda faltam apreciações de duas instâncias.

Prioridades
As propostas dos novos cursos são iniciativas dos próprios campi que se propuseram a organizá-los considerando as respectivas realidades que possuem. O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, argumenta que o fato de os campi garantirem que não existe necessidade de ampliação de número de professores foi condição fundamental para aceitar discutir as propostas.

“Não impedimos as proposições, porém não é prioridade da reitoria a criação de novos cursos, porque temos que criar os cursos de pós-graduação e estamos num momento ruim, de falta de recursos e falta de pessoal. Entretanto, os dois campi que apresentaram proposta de criação de dois cursos importantes – Curitiba I e Paranavaí – provaram que tem condições de implantá-los sem ampliação de despesas, com readequação de pessoal e fechamento de turnos. Desta forma, a reitoria não se opôs a levar a pauta para os Conselhos Superiores da Unespar. No caso de Paranavaí, a proposta surgiu antes de 2013, inclusive”,

Procedimentos
Além das análises e ajustes seguindo as orientações das pró-reitorias envolvidas, as propostas devem passar obrigatoriamente pelos conselhos de Planejamento, Administração e Finanças (CAD), de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e, por último, do Conselho Universitário (COU). Aprovados em todas as instâncias, a efetiva criação dos cursos precisam de autorização final do governo do Estado.