Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Cinema é destaque no 50º Festival de Cinema de Brasília

Curso de Cinema é destaque no 50º Festival de Cinema de Brasília

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
As três premiadas durante o 50º Festival de Cinema de Brasília

O Festival de Cinema de Brasília é o mais antigo e um dos mais importantes do gênero no país. Na edição de número 50, encerrada no último sábado (23), o curso de Cinema e Audiovisual do campus de Curitiba II (FAP), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), teve uma importante participação, traduzida em prêmios e sucesso junto ao público e à crítica.

O prêmio de Melhor Filme, na categoria curta-metragem, foi atribuído pelo júri oficial a “Tentei”, de Laís Melo, realização da empresa produtora Gesto de Cinema, que tem como sócios os alunos Isabele Orengo e Caio Baú. O filme conquistou também os prêmios de Melhor Atriz para Patricia Saravy e Melhor Fotografia para Renata Corrêa, egressa do curso. Além dos premiados, a equipe técnica ainda contou com a participação de outros quatro estudantes do curso.

A ficção retrata a história de Glória, uma mulher que tenta denunciar a violência doméstica que sofre. O trailer, fotos e outros dados sobre o filme podem ser vistos no site www.festivaldebrasilia.com.br/tentei.

Mais destaques
Realizado simultaneamente à programação, o Festival Universitário de Cinema de Brasília concedeu menção honrosa ao filme "Mira", dirigido pela egressa Janaína da Veiga.

A professora Solange Straube Stecz integrou o júri do Prêmio Marco Antonio Guimarães, conferido pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro para o filme que melhor utilizou material de pesquisa cinematográfica, "Construindo Pontes", de Heloisa Passos.