Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de GeoGebra recebe inscrições no sábado, dia 05

Curso de GeoGebra recebe inscrições no sábado, dia 05

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Essa será a 9ª edição do curso de extensão

Fomentar reflexões sobre o uso do GeoGebra em situações de ensino e aprendizagem, bem como auxiliar na utilização dos aspectos técnicos do programa são os principais objetivos do Curso de GeoGebra ofertado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ofertado anualmente, o curso de extensão entra na 9ª edição e abre as inscrições no sábado, 05, às 17 horas, no endereço www.ogeogebra.com.br.

A participação é limitada em 340 vagas das quais 310 são para candidatos do território nacional e 30 para candidatos do exterior. Por isso, o preenchimento será disponibilizado até 23h59 do domingo, 06. Segundo o coordenador, professor Sérgio Dantas, do Campus de Apucarana, na última edição foram cadastrados 650 candidatos em menos de 24 horas. “Limitamos a quantidade de vagas, porque não temos condições técnicas e de pessoal para atender quantidade maior de cursistas, pois os moderadores são voluntários e ex-participantes do curso”, justifica.

O curso é voltado para alunos de graduação, pós-graduandos e professores de matemática do Brasil, da América do Sul e de Portugal. “Ele surgiu por conta do meu projeto de pesquisa de doutorado. Realizava em parceria com várias instituições federais de ensino superior e a partir da sexta edição, em 2014, passei a promover o curso como um projeto de extensão via Unespar”, explica Dantas.

As atividades são gratuitas e realizadas à distância em ambiente on-line, por meio do site do projeto que é mantido pelo coordenador. Neste ano, a duração será de 09 de março a 30 de abril. Ao final, tanto cursistas como moderadores receberão certificação da Unespar pela participação.

O projeto – Dantas lembra que atualmente, o Curso de GeoGebra conta com uma equipe de 60 pessoas que dão suporte para as atividades. No entanto, o projeto iniciou com um professor moderador e 12 cursistas. No ano passado, já eram 40 professores moderadores e 330 participantes. Dentre eles, cursistas da Argentina, Costa Rica, Uruguai, Venezuela, Colômbia e Portugal.

Para o desenvolvido do projeto, existe um site onde estão disponibilizados 50 vídeos abertos sobre o GeoGebra que também são usados no curso e 26 textos que servem de material de apoio e para consulta do público em geral. As ações resultaram ainda na criação de um grupo de discussões no Facebook, chamado O Geogebra, que atualmente conta com 4400 membros.

O curso foi fonte de estudo para a realização da tese de doutorado “Design, implementação e estudo de uma rede sócio profissional online de professores de Matemática” produzida pelo professor coordenador que será defendida, neste mês, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro. Há ainda artigos publicados em periódicos e em eventos científicos.

Acesse aqui o edital de vagas.