Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Debates sobre reestruturação dos cursos continuam no próximo ano

Debates sobre reestruturação dos cursos continuam no próximo ano

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Programa foi iniciado em agosto de 2015

Em função da recente conjuntura que resultou nos movimentos grevistas das universidades estaduais e de ocupação de alguns campi, atividades do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que estavam agendadas foram suspensas. Entre elas, o IV Encontro Geral e Encontros de Cursos Afins e reuniões com docentes em todos os campi, por áreas de conhecimento e por centros de áreas.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Junior, a medida impossibilitou a continuidade da etapa de proposições dos novos PPCs dos cursos. Portanto, em documento destinado à comunidade universitária, o pró-reitor informa que os trabalhos permanecerão suspensos e serão retomados no início do próximo ano letivo. “Neste momento, a necessidade principal é a reorganização do Calendário Acadêmico, a fim de assegurar a reposição das aulas aos nossos estudantes”, destaca.

Além disso, a orientação é para que os colegiados que se organizem para cumprirem desde já a etapa interna de discussão e sistematização conceitual de seus PPC’s, a fim de prosseguir com a etapa de proposições curriculares no retorno das atividades

Programa
Iniciado em agosto de 2015, o Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Unespar tem possibilitado debates e análises sobre os 67 cursos de graduação em encontros de estudos nos colegiados de cursos, encontros de cursos afins e de oferta única, reuniões com representantes dos grupos de trabalho e encontros gerais.

De acordo com o pró-reitor, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, o programa é fundamental para pensar os rumos da graduação na universidade. “Cada etapa tem sido construída coletivamente com a valiosa contribuição de docentes e estudantes de todos os campi em discussões específicas e gerais acompanhadas pela equipe da pró-reitoria e com a colaboração de professores externos”, detalha.

Neste período, já foram produzidos diagnósticos específicos de cada curso e outro mais geral, que detectaram as demandas da universidade como um todo, subsidiando as discussões em andamento.