Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Declaração da Cres 2018 defende o ensino superior como direito humano

Declaração da Cres 2018 defende o ensino superior como direito humano

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

A declaração final da III Conferência de Educação Superior para a América Latina e o Caribe, a Cres 2018, realizada em junho em Córdoba (Argentina) com a participação de dirigentes da Unespar, é um documento sobre o caráter democrático do encontro, que considera o ensino superior como um bem público e social, assim como um direito humano e um dever do Estado.

A declaração também apresenta as responsabilidades das universidades na construção de sociedades igualitárias, plurais e inclusivas. Divulgada recentemente, a declaração está disponível no site da Cres, em sua versão original, espanhol.

Declaracíon final Cres 2018: http://www.cres2018.org/uploads/declaracion_cres2018%20(2).pdf

CRES 2018

A III Conferência de Educação Superior para a América Latina e o Caribe, a Cres 2018, é uma das reuniões preparatórias da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que ocorrerá em Paris, em 2019.

Aconteceu durante os dias 11 e 15 de junho em 11 e 15 de junho, na cidade de Córdoba, Argentina. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) esteve presente no evento, juntamente com a delegação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), por meio do vice-reitor Sydnei Roberto Kempa, da Diretora do Escritório de Relações Internacionais, Gisele Onuki, e do Diretor de Ensino, Fábio Borges.

A Cres reúne reitores(as), vice-reitores(as), diretores(as), estudantes, sindicatos, organizações governamentais e não governamentais de todo o continente, o evento tem como objetivo discutir e coordenar critérios e formular propostas e alinhamentos de ação com a finalidade de consolidar a educação superior como um bem social, direito humano e universal, e responsabilidade dos Estados.