Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Deputado federal Rubens Bueno visita obras no campus Campo Mourão

Deputado federal Rubens Bueno visita obras no campus Campo Mourão

por Paula Fernandes publicado: 13/09/2019 17h00 última modificação: 05/07/2022 08h28

O deputado federal Rubens Bueno, do Cidadania, esteve nessa sexta-feira, 13, em uma reunião com o diretor do campus Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), João Marcos Avelar, juntamente com membros da direção do campus e da equipe de gestão da Reitoria. Durante a reunião, discutiram sobre a construção do novo bloco no novo campus, localizado às margens da BR-369. Segundo Avelar, já foi realizada metade da obra. “Agora aguardamos a segunda parcela para concluir os trabalhos”, explica o diretor.

Para Bueno, a Unespar faz parte da história da educação de Campo Mourão. “A gente sabe que o ensino em Campo Mourão tem uma história, e é uma história boa a ser contada aqui”, salienta. O próximo passo para finalizar a obra é dar andamento ao processo para que o restante do investimento seja utilizado na construção. “O deputado Rubens Bueno se comprometeu a acionar sua equipe para que possamos continuar a obra”, pontua Avelar.

A Unespar ainda tem o prazo de um ano para a conclusão das obras. Porém, caso o recurso seja liberado agora, a previsão é que até dezembro o novo bloco seja concluído. O investimento total para a construção do novo bloco é de R$ 1,7 milhão, com recurso oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de uma emenda parlamentar do deputado Rubens Bueno, em 2011, quando o atual reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, era o diretor do campus.

Usina fotovoltaica

Também foi apresentado ao deputado o projeto de uma usina fotovoltaica, com implantação de 3 mil placas para captação de energia solar e redução do gasto com energia elétrica. A intenção é que o recurso gasto com energia elétrica possa ser investido em atividades para a Universidade: pesquisa, moradia estudantil, assistência estudantil, pós-graduação.

Atualmente, a Unespar gasta aproximadamente R$ 860 mil em energia elétrica em todos os campi, prédios. Os dados são da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), que realizou um estudo para a implantação de uma usina de energia solar que prevê a colocação de 3 mil placas fotovoltaicas para suprir esse gasto. O investimento é de R$ 3,3 milhões e as placas e equipamentos têm uma garantia de 25 anos. "Nesse período, a Unespar vai ter gasto R$ 42 milhões em energia", explica o pró-reitor da Proplan, Angelo Ricardo Marcotti. "Com a implantação da usina deixamos de pagar a Copel por gerarmos a nossa energia e, com 5 para 6 anos, pagamos esse investimento e depois passamos a ter crédito, utilizado para descontar do consumo de energia elétrica", salienta.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/